Meio Ambiente e Sustentabilidade por Márcio Silva do Amaral

Os recursos estão encolhendo

“Tudo na natureza é interdependente. Já chegou a hora de prestarmos contas das nossas asneiras.” — Revista African Wildlife.

Água — de graça, mas impagável

O homem consegue viver quase um mês sem alimento, mas não vive mais de uma semana sem água. Portanto, especialistas alegam que as já minguantes fontes de água potável serão a causa de crescentes discórdias nos próximos anos.

As praias do Rio não oferecem apenas sol forte, areia branca e mar azul”, declara a revista Veja. “Elas abrigam alta concentração de coliformes fecais e vazamentos esporádicos de óleo.” Isso acontece porque mais de 50% do esgoto do Brasil é descarregado diretamente em rios, lagos e no oceano, sem tratamento. O resultado é a escassez crônica de água limpa. Os rios na região da maior cidade do Brasil, São Paulo, estão tão poluídos que se tem de trazer água potável de uns 100 quilômetros de distância.

Vivemos no interior, mas isso não significa que estamos fora dessa realidade. Há muito desperdício de água tratada. Essa atitude precisa mudar. Justamente pela abundância de água e um preço muito baixo facilita o desperdício. Precisamos pensar de forma global. A água é um bem da humanidade. Não podemos desperdiçá-la e muito menos contaminá-la.

Algumas atitudes simples conseguem economizar litros e litros de água:

  •  Conserte torneiras que estão vazando;
  •  Não demore no banho;
  •  Feche a torneira enquanto estiver se barbeando ou escovando os dentes;
  •  Reutilize toalhas de banho duas ou três vezes antes de lavá-las;
  •  Não lave roupas aos poucos na lavadora, espere até alcançar a carga completa (o mesmo se aplica à máquina de lavar louças).

Sabendo usar, não vai faltar:

  •  Embora seja o continente mais árido do mundo, na Austrália, mais de 90% da água usada para irrigação é “aplicada nas plantações pelo método simples de sulco e inundação”, relata The Canberra Times. Essa é a “mesma tecnologia usada no tempo em que os faraós construíram as pirâmides”.
  •  A média mundial de uso de água por pessoa (incluindo a usada na agricultura e na indústria) é cerca de 550 mil litros ao ano. No entanto, o norte-americano mediano utiliza quase 1,6 milhão de litros ao ano. Uma ex-república soviética é a campeã no consumo: mais de 5,3 milhões de litros de água por pessoa ao ano.
  •  Segundo a revista Africa Geographic, em média, “é necessário 10 acres para produzir o que cada sul-africano consome por ano. No entanto, o país dispõe apenas de 6 acres por pessoa”.