Atitudes & Negócios por Ronan Mairesse

Qual a sua velocidade? 

Dizer que o mundo que vivemos está veloz você já sabe, mas hoje o que desejo dizer e trazer à consciência de você, leitor, é analisar a velocidade que você está inovando, seja na sua empresa, seja em sua carreira. O crescimento exponencial que estamos vivendo no mundo faz com que mal tenhamos entendido uma onda de mudança e já se tem mais duas ondas para conhecer, aprender e aplicar. Somos pegos no repuxo e a quantidade de informação e novas soluções que surgem deixam o nosso cérebro queimando.

Nunca tínhamos visto tamanha onda de informações como estamos vendo hoje e a tendência para os próximos anos é ficar “drasticamente” mais rápido. Não temos mais tempo a perder, é preciso ao mesmo tempo que se busca o resultado, que estejamos nos familiarizando com o novo de hoje e talvez jogando fora o conhecimento de ontem por talvez ser totalmente obsoleto. Para você ter uma ideia do que estou falando e você entenda a velocidade que as coisas estão acontecendo e o quão importante é você acompanhar esse ritmo é que para chegar a cinquenta milhões de usuário de telefone, levou-se décadas, mais precisamente oito décadas para que o telefone pudesse entrar na casa dessas pessoas.

O Facebook, por exemplo, levou apenas três anos para chegar no mesmo número. Existem hoje aplicativos de celular que já chegaram a essa marca em apenas 20 dias. Veja bem, com o auxílio da tecnologia, passamos a colocar as inovações dentro da casa das pessoas num período de décadas para apenas alguns dias. Quer mais?  Steve Jobs cria uma tremenda ruptura no mercado ao lançar o primeiro smartphone. Junto com ele uma série de empreendedores observaram o mercado à procura de oportunidades para lançar aplicativos que melhorassem o nosso dia a dia, exemplo disso é o Elon Musk, que lança o Pay Pal, onde durante cinco anos, o seu crescimento médio é de 3% ao dia. Isso mesmo que você leu, ao dia. Veja a velocidade do crescimento. O que me incomoda em toda essa história são as pessoas que não estão percebendo tudo ou não querem entender. Nunca tivemos tanta chance de aprender e nos conectar com pessoas que nos ajudem a crescer nessa velocidade, mas infelizmente o ser humano, em sua maioria, ainda está vivendo um mundo paralelo de festas, bailes e diversão e não investindo quase nada no seu desenvolvimento.

Lógico que desopilar é importante, mas falo principalmente para você, que nos últimos 12 meses não pegou um livro para ler. Pode acontecer com o teu trabalho a mesma coisa que aconteceu com o taxista. De uma hora para outra um Uber chegar e dominar o mercado. A própria Uber não está parada. Ela parou e pensou. Ganho 25% de todas as corridas no mundo, mas como posso fazer para ficar com 100%. Há poucos anos ela comprou uma empresa que está desenvolvendo drones capazes de levar até cinco pessoas. O objetivo é dar maior velocidade nas viagens e uma experiência muito mais prazerosa.

Eles têm a meta que até 2030, se não antes, um voo de Uber saia pelo mesmo preço hoje do que um UBer Black. Veja bem, isso será outra disrupção na economia. Quantos motoristas de app perderam o emprego? Quantos carros deixaram de ser produzidos, quantas lojas de conveniência e postos de gasolina irão perder clientela? Para nos proteger de tudo isso só existe uma forma. Estudar com o mesmo empenho que respiramos para viver.

Ronan Mairesse

Consultor e Mentor organizacional

A mais de 10 anos ajudando empresas, líderes, atletas, clubes e seleções na busca da excelência!

Instragram: @ronanmairesse

Facebook.com/palestranteronan

Email: ronan@ronanmairesse.com.br

www.blog.ronanmairesse.com.br