Atitudes & Negócios por Ronan Mairesse

O seu nome é o seu maior ativo

É nada fácil fazer um nome no mercado, mas é fácil demais destruí-lo.

O seu caráter, a sua ética e moral são o maior ativo que um profissional deve zelar. Não existe marketing mais eficiente do que aquele de boca a boca. Você pode investir em rádio, jornal, TV e tráfego de internet, mas se existir um mínimo de desconfiança do mercado em você ou no seu produto, tudo poderá estar perdido. Infelizmente, muitas pessoas têm a seguinte crença: “falem o que quiser, mas falem de mim.” Você deve ter ouvido isso pelo menos uma centena de vezes por aí, mas lhe digo, se é para falar coisas negativas, que não abra a boca! 

Um nome de credibilidade não se conquista de uma hora para outra, e posso dizer com convicção, estudo sobre o caso e experiência, que as pessoas com maior credibilidade não são aqueles que nunca erraram ou que nunca cometeram bobagens, mas aquelas que assumiram a sua responsabilidade perante os problemas.

É praticamente impossível ter sucesso sem às vezes cometer atos falhos, por isso que o profissional que está ciente do seu erro precisa imediatamente mostrar as caras e não se eximir a liderança para corrigir os seus deslizes. Na liderança, chamamos isso de enfrentar a realidade. Contra fatos e evidências não existem desculpas. Um dos piores comportamentos da liderança e que deixa a equipe totalmente decepcionada e descrente é quando o líder, apesar das provas, ignora a realidade que está à vista dos olhos de todos.

Líderes e profissionais em geral agem assim por diversos motivos, seja por ego, seja para não mostrar fraqueza ou acreditar que isso pode desmotivar e fazer com que as pessoas não sintam mais credibilidade nele. Bobagem!

Quando as pessoas sabem do todo e a liderança expõe as dificuldades, a maior parte das pessoas se juntam para ajudar a solucionar o problema, pois assim sentem-se parte de uma tarefa desafiadora que se vencida poderão sentir orgulho lá na frente e se perdida verão o líder batalhando até o final para resolver o problema. 
Tenho certeza que a maioria, mesmo com a derrota, sairá da batalha admirando a liderança por ter tentado até o final e isso aumentará a credibilidade.

Até aqui, falei muito sobre a liderança, mas lembre-se que todos somos líderes em maior ou menor grau. Não precisamos ter cargo de gerente para ter credibilidade com o restante da equipe. Credibilidade vem com boa conduta, em falar e fazer de acordo com aquilo que se fala. Você pode errar como vendedor, secretária, estoquista e etc, mas no momento que assume a responsabilidade pelas suas ações, sua liderança aumenta mesmo não sendo líder de fato.

Portanto, cuide da sua imagem como se fosse um bebezinho recém nascido. Encontre maneiras de mostrar o quanto és uma pessoa confiável e faça as pessoas perceberem que é possível confiar em você.

Quando errar, assuma tão rápido quanto você recebeu a informação. Às vezes você não perceberá que está errando, tenha humildade de ouvir quem está te mostrando o caminho e após agradeça mesmo que não concorde completamente com tudo que está sendo dito, mas rapidamente assuma aquilo que realmente está errado e por fim, jamais deixe de encarar a realidade, pois depois que as pessoas deixarem de confiar em você, a sua credibilidade será difícil de ser resgatada.

Ronan Mairesse

Consultor e Mentor organizacional

A mais de 10 anos ajudando empresas, líderes, atletas, clubes e seleções na busca da excelência!

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