Atitudes & Negócios por Ronan Mairesse

Quando existe determinação até o impossível treme de medo

Como falei anteriormente em outros artigos, gerir pessoas é uma arte. Brinco sempre, se você é gestor e não quer problemas com gente, trabalhe na criação de gado. Gado dá menos trabalho. O ser humano é complexo. O que uma coisa que para você é simples de fazer, para a pessoa que está ao seu lado é completamente difícil e não é reclamando, pressionando e apontando o dedo que você irá fazer essa pessoa melhorar. Nós, líderes, temos que aprender cada dia mais a gerir estrategicamente as pessoas.

Temos que nos assegurar que os melhores recursos, melhores condições estejam com as melhores pessoas. Nessa virada de ano, com a saída do antigo governo e a entrada do novo, o mercado em um geral ficou mais receoso. Os investidores tiraram o pé para entender melhor como a nova gestão vai se comportar. Janeiro e, principalmente, fevereiro foram meses desafiadores para a maioria dos setores da economia. 

Muitas empresas sentiram o baque e agora vislumbram um crescimento (que já está acontecendo) em suas vendas. Agora, quando olhamos para dentro das organizações, vemos dois tipos de vendedores. Aqueles que focaram em reclamar e aqueles que focaram em achar alternativas para superar o problema e esse é o ponto que quero chegar com você nesse artigo. O número de pessoas procurando a sua loja diminuiu, as vendas caíram, mas quando você olha para a sua equipe, percebe que mesmo com o mercado em recessão, aquele vendedor “x” continua vendendo mais do que outros e em muitos caso mantendo uma consistência no volume de vendas.

Você se pergunta, o que esse profissional faz de diferente dos outros e acaba descobrindo que ele tecnicamente é exatamente igual a todos, explica da mesma maneira, sabe o mesmo do que os outros, mas o que muda é justamente o comportamento, atitude, determinação, capacidade de resolver problemas, networking, empatia, bom relacionamento, foco no resultado e principalmente rápida adaptação às mudanças. Velocidade em aprender e mudar, essa é a principal característica que devemos procurar hoje em um profissional. 

Se o mercado muda constantemente, precisamos encontrar pessoas assim e desenvolver as demais a terem esse comportamento se quisermos continuar com nossas empresas no mercado. Da mesma maneira que você investe em uma repaginação do seu ponto de venda, compra de veículos novos e aumento da estrutura, você também precisa investir em pessoas.

Antigamente o valor econômico de uma empresa era medido apenas pelo patrimônio e faturamento. O coeficiente humano era desprezado. Hoje, ao comprar uma organização, os investidores querem comprar as pessoas que ali estão, porque eles detêm o conhecimento, os valores e a cultura daquela empresa. Não investir em desenvolvimento, além de ser um tiro no pé, é também uma forma de desvalorizar o valor de mercado da sua empresa.

E vou além. Não adianta treinar sem dar perspectivas para que as pessoas cresçam. Sei que às vezes a sua empresa pode ser pequena, mas o funcionário tem sonhos maiores e isso não é problema, mas ele, ao olhar para o futuro, sabe o que deseja e por isso coloca todo o esforço que tem para fechar negócios para você e assim lhe ajudar e se autoajudar na busca dos seus sonhos. Nós, líderes, não podemos esquecer que somos parte do todo e se o todo não está bem é porque estamos deixando de dar o nosso melhor em algo.

Se o vendedor não vende, a responsabilidade é minha e sua. Se o mercado mudou trate de achar alternativas. Se os melhores querem sair, é porque você não deu perspectivas de crescimento. Assuma a responsabilidade, somente assim faremos uma reflexão do que precisamos mudar para continuarmos alertas ao mercado, vendendo em condições difícil e fazendo as nossas empresas e colaboradores prosperarem.

Ronan Mairesse

Consultor e Mentor organizacional

A mais de 10 anos ajudando empresas, líderes, atletas, clubes e seleções na busca da excelência!

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