Atitudes & Negócios por Ronan Mairesse

Líder inspirador leva a equipe ação

Um líder, diferente de um gestor, é aquela pessoa que apenas com a sua presença é capaz de energizar o ambiente e levar as pessoas à ação. Desde os tempos mais primórdios, até mesmo na época das cavernas, temos a necessidade de sermos inspirados por alguém capaz de unir a “tribo” em busca de um propósito.

Tempo em tempo surge no mundo pessoas capazes com o seu comportamento, atitudes e ideias, mobilizar grupos rumo a um propósito. São esses líderes que surgiram e surgirão nas próximas décadas, que modificarão o mundo, nos influenciando e nos direcionando a um futuro melhor. Não quero falar apenas desses líderes transformadores a nível global, mas principalmente dos líderes que encontramos nas escolas, nas empresas e na sociedade local. Somos rodeados por pessoas capazes de nos inspirar em nosso dia a dia.  

Encontramos elas em nossa sociedade como líderes políticos, espirituais e dentro das pequenas e médias empresas. A maioria não chegará a ser capaz de fazer coisas grandiosas na sociedade. Um número extremamente pequeno, quase imensurável em termos estatísticos se tornará influente a nível regional, nacional e muito menos internacional, mas serão capazes de influenciar muito mais pessoas que convivem diariamente dentro do seu ecossistema. 

Imagine só, e se todos os líderes que convivemos diariamente tivessem o mesmo objetivo, missão e valores iguais? Certamente a força deles seria implacável. Líderes com visão de crescimento e ética semelhantes fariam não somente a sua empresa, mas também toda a sociedade em que atuam um lugar melhor inspirando as pessoas a buscarem agir com foco na evolução pessoal, profissional e ainda espiritual. O que impede disso acontecer na maioria dos casos é o ego das pessoas que estão nas posições de líderes. Infelizmente, mais de 30% das pessoas em cargos de liderança têm um nível de narcisismo elevado.

Todos nós temos traços narcísicos, até porque amar a nós mesmos é importante, principalmente quando falamos de autorrespeito. O problema ocorre quando os níveis de narcisismo interferem na personalidade do ser. 
Líderes assim pensam única e exclusivamente em si próprios e no crescimento das suas empresas e organizações. Infelizmente ainda temos um resquício do nosso cérebro reptiliano, onde disputa por espaço e comida, ou seja, a nossa sobrevivência, faz com que não pensemos em como crescer como um todo.  

Muitos empresários com quem eu trabalho não investem nas pessoas por medo delas irem trabalhar na concorrência. Sempre procuro mostrar que se a pessoa for para um concorrente é porque eles não souberam valorizar o profissional criando um plano de carreira ou de incentivos. Lógico que existirão momentos em que mesmo você sendo o melhor líder do mundo algumas pessoas sairão do seu lado e irão para o time contrário, faz parte do jogo, até porque uma das maiores provas que você é líder e que a sua empresa é excelente, é quando você é capaz de formar novos líderes e profissionais para o mercado.

Líderes inspiradores ficam felizes em ver o sucesso do outro, mesmo quando não estão mais com eles. Claro que falo isso quando a pessoa saiu do nosso lado com ética, respeito e gratidão. Como seres humanos, líderes não gostam quando perdem alguém importante, mas trabalham isso dentro do seu coração para não sofrer com isso.

O seu nível de empatia e compaixão faz entender o lado do outro e aprender o que poderia ter sido feito diferente para não perder aquela pessoa importante, mas se o fato foi inevitável, não esconde a sua gratidão pelo tempo que aquela pessoa esteve ao seu lado. Sei que isso que estou falando pode parecer difícil para a maioria dos líderes, até porque o nosso cérebro é competitivo e não quer entender os motivos do outro, mesmo que seja melhor para aquela pessoa, talvez por isso que liderar seja mais difícil do que gerir.

O fato que o líder que não torce mais pelo bem do outro em qualquer circunstância é alguém que parou de evoluir.

Penso que, se todos que estão no cargo de líderes pensassem e agissem assim, teríamos em cada empresa, escola, igreja, ONG e etc, um Jesus Cristo, um Ghandi, uma Madre Teresa para nos influenciar a sermos melhores.

Ronan Mairesse

Consultor e Mentor organizacional

A mais de 10 anos ajudando empresas, líderes, atletas, clubes e seleções na busca da excelência!

Instragram: @ronanmairesse

Facebook.com/palestranteronan

Email: ronan@ronanmairesse.com.br

www.blog.ronanmairesse.com.br