Meio Ambiente e Sustentabilidade por Márcio Silva do Amaral

Nunca fiquem ansiosos por causa do amanhã

Uma das maiores lições que devemos aprender e constantemente relembrar é a importância do que pensamos. Nós somos resultado dos nossos pensamentos. Nossos pensamentos fazem com que sejamos o que somos, e a nossa atitude mental é o fator principal que direciona a nossa vida.

O maior desafio é a escolha de pensamentos acertados e positivos. Se tivermos pensamentos felizes, seremos felizes. Se pensarmos em medo ou doenças, provavelmente teremos medo ou doenças. Não é uma questão de atração, é o cérebro trabalhando em benefício do corpo ou "deixando a vida me levar” para qualquer lado – sem trabalhar a química que age no sistema imunológico ou na sensação de felicidade e bem-estar.

Devemos assumir uma atitude positiva, ao invés de uma atitude negativa. Ou seja, devemos interessar-nos pelos nossos problemas (desafios), mas não devemos preocupar-nos com eles. A ansiedade é perigosa.

Qual a diferença entre nos interessar e nos preocupar? Quer um exemplo? Quando vamos atravessar a rua, prestamos atenção (nos interessamos), mas não nos preocupamos. Interessar-se significa procurar compreender como são as coisas e tomar calmamente as medidas necessárias para enfrentá-las.

Preocupar-se significa dar voltas em círculos inúteis e enlouquecedores.

O equilíbrio emocional se dará quando treinarmos nossos pensamentos para a solução - não para o problema. Quando entendermos que não é o que acontece conosco, nem o mal que nos fazem que determina se iremos nos abater ou desanimar, mas sim o que pensamos sobre isso. A atitude mental irá determinar se isso será um peso ou uma lição. Diante de qualquer desafio, nunca se pergunte "por que comigo?" Pergunte: "Que lição tiro do que aconteceu?" "E o que vou fazer daqui pra frente?" E se educar, para entender que a vida é repleta de desafios.

Muito mais sério é o dano espiritual a que a indevida ansiedade pode levar. Assim como espinhos podem impedir que as plantinhas atinjam a madureza e produzam fruto, assim a ansiedade pode impedir o desenvolvimento espiritual.

 

“Nunca fiquem ansiosos por causa do amanhã, pois o amanhã terá suas próprias ansiedades. Bastam a cada dia suas próprias dificuldades.”, disse Jesus em Mateus 6:34.

Estamos cercados por problemas, todos os dias. Na maioria pequenos ou médios, mas também aparecem os grandes. "Topou com o dedão no pé da cama"; "A roupa não está passada ou está molhada"; "O pneu do carro está furado"; "Desentendimento interpessoal"; "Com pouco ou nenhum dinheiro". Todos os dias temos de oito a quatorze intempérie.

Viver é um desafio - mas é muito bom!