Atitudes & Negócios por Ronan Mairesse

Líder que confia nas pessoas tem mais tempo para liderar

Como líder, um dos maiores desafios é a gestão de tempo. Diariamente são demandas enormes, tomadas de decisões e ainda situações que ocorrem no dia a dia que requerem atenção e análise para direcionar a equipe para o melhor caminho. Tenho certeza que você, como líder, já passou por situações onde o tempo consumido gerou estresse e ansiedade.

Tempo é a energia vital que não pode ser reposta. Tempo perdido não volta mais e, portanto, um bom líder deve ser capaz de organizar e investir o seu tempo em coisas que realmente tragam um retorno emocional para si mesmo e retorno financeiro para a empresa. 

Quando falo em retorno emocional significa que grandes líderes sabem que a pressão diária precisa ser desagregada de alguma forma. Muitos, erroneamente, esperam chegar o final de semana para se jogarem na bebedeira quando o certo seria a prática de algum hobby ou exercício físico. A mente do líder precisa estar saudável para as tomadas de decisões. Amarras emocionais, traumas e depressão precisam ser trabalhados com o auxílio psicológico para que não interfiram nos resultados. 

Ter um mentor ou um coach também auxilia o líder ampliando a percepção da realidade e a consciência, auxiliando assim na produtividade. Quando falo do retorno financeiro e busca de resultados, esse líder, após direcionar a equipe, precisa confiar nas pessoas para que o seu tempo não fique investido em pequenas decisões, levando então a sua gestão à cultura do micro gerenciamento, que é um dos maiores assassinos da atitude e da proatividade de uma equipe de trabalho.

Estudos recentes mostram que líderes bem sucedidos passam de 32% a 67% do seu tempo direcionando e oferecendo feedback para seus funcionários diretos. 

Em média, esses líderes trabalham cerca de 10 horas por dia, e esse tempo em sua maior parte é destinado às pessoas que junto com ele são responsáveis para manter o direcionamento, a cultura e a execução dos planos estratégicos. Quando olho o pequeno e médio empresário brasileiro, vejo que esse é um dos maiores problemas. Nossos líderes, em sua maior parte, não se importa em acompanhar. Pensam que apenas pagar o salário é suficiente para que a pessoa se motive.

Esse é um dos maiores erros da liderança. Líder que investe o seu tempo em desenvolver pessoas terá mais tempo livre para investir em coisas “mais sofisticadas.” O que quero dizer é que uma equipe treinada, orientada e que tem a confiança da liderança, resolve mais problemas, tem mais atitude, inova com mais facilidade e assim encontra mais soluções sem depender do tempo do líder. Assim que está no cargo de liderança, terá mais tempo para pensar o que é mais importante: o futuro da empresa!

Ronan Mairesse

Consultor e Mentor organizacional

A mais de 10 anos ajudando empresas, líderes, atletas, clubes e seleções na busca da excelência!

Instragram: @ronanmairesse

Facebook.com/palestranteronan

Email: ronan@ronanmairesse.com.br

www.blog.ronanmairesse.com.br