Atitudes & Negócios por Ronan Mairesse

Liderança não é cargo, é conquista! 

Para que haja empenho, o líder deve ser capaz de gerar a confiança da equipe em suas atitudes e decisões. É neste ponto que a maior parte dos líderes falha, pois muitos acreditam que é apenas sentar na mesa de gerente ou como técnico ser anunciado pela direção, entrar no vestiário e acreditar que as pessoas ali passarão a respeitá-lo e a confiar.

Muitos se enganam baseados em suas experiências profissionais lá do passado, que simplesmente por ter o cargo automaticamente ele terá o “poder” em suas mãos. O que devemos lembrar ao assumir uma equipe das mais diversas esferas é que as gerações passadas cresceram em uma sociedade que não foi participativa em sua época, o que a família dizia se tornava uma espécie de lei, totalmente diferente do que acontece com as novas gerações, especialmente agora. As pessoas desta geração querem participar, decidir e planejar junto para se sentirem motivadas a executar suas atividades.

Vou além. Essa geração quer muito mais do que um chefe que fica mandando em tudo e em todos. Essas pessoas querem alguém em quem possam se espelhar e se inspirar quando as dificuldades aparecem. Elas querem alguém que seja capaz de direcioná-las a um propósito maior do que colecionar títulos ou números na conta bancária. Sabendo disso, o líder moderno precisou  inovar na maneira de se expressar e se conectar com a equipe. Ele sabe da importância de se adaptar aos novos tempos e por isso ele foi atrás de cursos, formações, artigos e livros capazes de auxiliá-lo no dia a dia com esta maneira diferente de liderar.

Este líder entendeu que a equipe não quer mais ter alguém com um estilo inalcançável como se fosse um Deus, aquele que se tranca em uma sala e que para conversar precisa marcar um horário disputadíssimo. Aliás, quando o líder age como tal, a equipe perde a fé. A liderança altruísta lidera pela emoção, coloca-se no lugar das pessoas, pois sabe que a maneira como a equipe se sente impacta diretamente na missão e nos resultados da organização. Ela funciona como um radar emocional capaz de perceber as mínimas mudanças de comportamento e agir rápido para corrigi-las.

Este líder, apesar de ser alguém focado no ser humano, não incentiva a mediocridade, pois sabe oferecer feedback de correção e crescimento sempre que percebe que a pessoa precisa de auxílio. Ele fala de ideias, projetos e futuro e faz com que a equipe visualize as conquistas que ainda irão ocorrer como se elas estivessem acontecendo no aqui, agora. Todos na equipe têm sonhos e esses estão totalmente alinhados com os objetivos da empresa ou da equipe esportiva.

Ele sabe que uma das maneiras de mudar a energia é saber ouvir e acolher as pessoas diretamente ligadas à liderança. A sua comunicação deve tocar a mente e o coração da equipe, fazendo com que as pessoas sintam dentro do peito o que precisa ser feito muito antes de agir. O líder inovador sabe que para chegar ao coração das pessoas ele precisa em primeiro lugar expor sua alma, pois ninguém confia em alguém que tem algo a esconder.

Um líder inspirador conhece a história de cada pessoa que está diretamente ligada a ele. Cria situações para que as pessoas falem o que sentem e o que pensam sem represálias. Ele não julga, não critica e não condena. Ele entende as fraquezas mas não estimula a mediocridade, pois sabe que a mudança leva tempo, mas fica atento se a pessoa está realmente em progresso.

E, por final, o líder é justo e não amiguinho do coração. Ele lidera com a emoção, mas decide com a razão!

Ronan Mairesse

Consultor e Mentor organizacional

A mais de 10 anos ajudando empresas, líderes, atletas, clubes e seleções na busca da excelência!

Instragram: @ronanmairesse

Facebook.com/palestranteronan

Email: ronan@ronanmairesse.com.br

www.blog.ronanmairesse.com.br