Atitudes & Negócios por Ronan Mairesse

Líderes e as formas de influenciar o comportamento humano

Existem duas formas de influenciar o comportamento humano: pela manipulação ou pela inspiração. Quando a pessoa escolhe manipular, ela perde a capacidade de liderar. Quando a pessoa escolhe influenciar, ela estará colocando dentro do coração da equipe a energia necessária para superar o medo, a angústia, a tensão e a ansiedade. 

Não quero parecer exotérico ou religioso no que estou dizendo e nada contra para quem acredita. Todo o líder tem dentro de si a sua força espiritual e sua fé. O que quero dizer é que somos seres vibracionais, a nossa energia transforma o ambiente e determina o sucesso em nossas atividades.

Quem aqui já não vivenciou momentos onde uma pessoa simplesmente sugou toda a nossa energia? Tenho certeza que sim. Por outro lado, da mesma forma, tenho certeza que você conhece pessoas que simplesmente parecem que recarregam as nossas forças ou nos dão aquela palavra necessária para enfrentar os desafios da vida. Esse é exatamente o ponto que desejo tocar.

Você, como líder, deve escolher manipular ou influenciar a sua equipe. Se você escolheu manipular, provavelmente está liderando através de alguns pilares: o medo, a competividade, o preço, os descontos e assim por diante. Líderes manipuladores fazem com que a equipe se preocupe mais com a reação do líder às atitudes, ideias e resultados do que simplesmente fazer o que precisa ser feito e sempre atentos a possibilidades de inovação e excelência.

Um outro ponto que quero chamar a atenção é que líderes que utilizam esse estilo procuram muito oferecer oportunidades para a equipe e clientes baseados no preço e desconto. Não existe problemas em trabalhar promoções e descontos especiais, desde que o vendedor não fique ansioso em saber se terá descontos ou não no próximo mês ao invés de planejar e realizar uma execução de vendas perfeita. Toda vez que a equipe trabalha com medo, ansiedade e preocupação, ela estava vibrando negativamente, e assim o prazer em trabalhar e o sentimento de missão e propósitos são esquecidos, já que o nosso ego irá procurar a sobrevivência ao invés da prosperar naquela ramo de atividade.

 Agora, quando o líder escolhe influenciar, ele está escolhendo a melhor forma de ajuda a transformar os resultados daquela pessoa e da empresa. Seus discursos estão repletos de palavras de incentivo e empoderamento, o que faz com que a equipe saia da escuridão imposta pelo medo e venha para a luz onde o amor, a alegria e a gratidão estão presentes. Com esses sentimentos positivos, as estratégias criadas pela equipe e a liderança trazem perspectiva de futuro e esperança. Essas forças unidas despertam no coração das pessoas o desejo de cumprir uma missão e viver um propósito.

As pessoas se tornam mais otimistas e capazes de influenciar todos a sua volta, inclusive clientes, fazendo com que as pessoas em primeiro lugar comprem por sentirem-se bem com esse vendedor para depois avaliar preço, desconto ou promoção naquele mês. Liderar é muito mais do que definir objetivos. Na verdade, liderar é ser capaz de fazer as pessoas crescerem ao mesmo tempo que você faz a sua empresa bater recordes. Gostou desse texto? Me solicite no Instagram @ronanmaresse um vídeo sobre o assunto.

Ronan Mairesse

Consultor e Mentor organizacional

A mais de 10 anos ajudando empresas, líderes, atletas, clubes e seleções na busca da excelência!

Instragram: @ronanmairesse

Facebook.com/palestranteronan

Email: ronan@ronanmairesse.com.br

www.blog.ronanmairesse.com.br