Atitudes & Negócios por Ronan Mairesse

Que tempo é esse?

Talvez a humanidade jamais tenho vivido um tempo tão duro e angustiante como esse que estamos vivendo. É muita dor, sofrimento e medo que estão rondando os pensamentos das pessoas, fazendo com que uma energia negativa esteja próxima de todos nós, influenciando diretamente nossas decisões.

Parece que tudo é motivo para discussão e brigas. Pessoas com pavio curto estão à solta. Uma seta errada no trânsito é motivo para gritos de ofensa. Um produto com defeito leva primeiro um ataque ao invés de encontrar uma solução. Entre tantas coisas mais que você mesmo deve presenciar no dia a dia. Então, pergunto: pra que isso? Pra que tanta raiva, rancor e agressividade? A raiva é muito prejudicial, ao mesmo tempo que foi uma ferramenta excelente que Deus nos deu para mudarmos as coisas.

A raiva é o sentimento do controle e é usada negativamente quando queremos controlar o outro de maneira agressiva. Mas, ao mesmo tempo, é o sentimento da mudança que faz com que as coisas mudem de dentro de você para o mundo. Quando estamos com raiva queremos que o fato ocorrido seja corrigido ou que a pessoa que errou aprenda, e isso só é possível com diálogo e um profundo sentimento de compaixão. A maior parte das pessoas anda no automático, não erra por querer.

Já outras não tiveram a mesma educação e por isso não têm a mesma consciência que você tem e portanto precisa ser educada para não cometer mais aqueles erros. A raiva é o sentimento da liderança, porque através dela o líder é capaz de criar verdadeiras transformações nas pessoas e no mundo. Lógico que durante o caminho ele vai encontrar pessoas que não irão querer mudar. Surgirão situações que fugirão do seu controle, mas ele sempre precisa entender que nem tudo acontece da maneira que ele deseja, mas que cada situação é importante para aprender coisas novas que irão ajudá-lo a cumprir a sua missão. O atual momento, “motivado” pelo sentimento de medo, leva as pessoas a sentirem-se prontas para a briga.

A raiva é um sentimento de proteção que faz com que as pessoas ataquem as ameaças. Na mente das pessoas está o medo do vírus, da falta de dinheiro e por isso qualquer coisa que diga a elas é motivo para receber uma enxurrada de ataques. Estou escrevendo isso para que você, que está lendo, tenha consciência e seja mais compreensivo. Sei que não é fácil, mas temos que transmitir e ensinar boas maneiras a todos.

Gosto muito de uma frase da grande e abençoada Madre Teresa de Calcutá: “não podemos deixar uma pessoa sair da nossa frente pior do que chegou”. Tento usar essa máxima dela em minhas interações sociais, pois acredito que se desejo que o universo me dê boas energias, eu tenho que ajudar de alguma forma a fazer do mundo um lugar mais positivo.

Ronan Mairesse

Consultor e Mentor organizacional

A mais de 10 anos ajudando empresas, líderes, atletas, clubes e seleções na busca da excelência!

Instragram: @ronanmairesse

Facebook.com/palestranteronan

Email: ronan@ronanmairesse.com.br

www.blog.ronanmairesse.com.br