Atitudes & Negócios por Ronan Mairesse

Gestão de mudança, o que o líder deve fazer para não fracassar?

A única coisa certa dentro de uma empresa é a mudança. Tenho certeza que você está cansado de ouvir esta frase. O problema é que muitos líderes, até mesmo para se justificarem, jogam a carga emocional que leva à mudança da empresa totalmente nas costas dos funcionários. Isso acontece porque muitos não tem a humildade de reconhecer a sua deficiência em organizar um processo deste tipo ou acreditam que as pessoas devem vir prontas para enfrentá-la, o que é algo muito difícil de encontrar.

O nosso cérebro evoluiu para economizar, dizer não a tudo que venha nos tirar da zona de conforto. Antes éramos caçadores coletores que investíamos a nossa energia correndo atrás de comida e abrigo. Com a evolução humana descobrimos a pecuária e a agricultura e a partir daí tudo que venha a oferecer algum gasto de recursos e riscos não será bem aceito para o nosso cérebro.

Como líderes, devemos reconhecer isso na equipe, trabalhar para diminuir este medo do desconhecido e encorajar as pessoas a superarem seus medos. Abaixo, seguem alguns passos que você, líder, pode aplicar para fazer a transformação do seu estado atual para o desejado. 

1) Evidências: traga o maior número de dados e informações que mostrem a necessidade de mudar. Identifique ameaças, discuta riscos de crises, faça as pessoas falarem sobre o assunto e escute-as atentamente. Construa com elas e fique atento a oportunidades.

2) Aliados poderosos: observe quem são os líderes nesta discussão, traga eles para o seu lado. Eles serão responsáveis junto com você para liderar o esforço necessário para mudar. Faça-os trabalhar em equipe, realizando grupos de discussão..

3) Visão compartilhada: divulgue de maneira inspiradora a nova visão. Seja capaz de comunicar de maneira clara e ao mesmo tempo que faça despertar no coração das pessoas as emoções necessárias para superar as dificuldades que virão.  Use recursos impressos e de mídia para manter as pessoas atentas ao que precisa ser feito e aonde querem chegar.

4) Vitórias curtas: quando a visão é distante as pessoas perdem empenho. Crie mini metas e celebre as conquistas. Elogie as vitórias e reconheça a excelência. As pessoas amam ser reconhecidas pelas suas ações e essas irão criar o comportamento que irá levar a equipe até a visão divulgada de maneira inspiradora.

5) Pensamento inovador: incentive, divulgue e reconheça todas as novas ideias. Procure eliminar tudo que venha a atrapalhar a nova visão. Às vezes você terá que chamar pessoas para conversar em separado. Não permita que processos engessados e pessoas resignadas interfiram na energia da equipe.

6) Viagem à excelência: sempre é possível fazer melhor. Reúna as pessoas envolvidas no tempo que você acreditar necessário. Faça elas falarem, ouça e traga debates para consolidar as mudanças. 

Seguindo estes passos e entendendo o que dá certo e o que pode dar errado, você como líder terá mais chances de promover um processo de mudança com mais assertividade e certamente isso irá projetar a sua empresa ainda mais no mercado.

 

Ronan Mairesse

Consultor e Mentor organizacional

A mais de 10 anos ajudando empresas, líderes, atletas, clubes e seleções na busca da excelência!

Instragram: @ronanmairesse

Facebook.com/palestranteronan

Email: ronan@ronanmairesse.com.br

www.blog.ronanmairesse.com.br