Meio Ambiente e Sustentabilidade por Márcio Silva do Amaral

Mais um novo vírus da gripe com 'potencial pandêmico' é encontrado na China

Inicialmente parece ser capaz de infectar pessoas, embora os porcos sejam os hospedeiros.

A preocupação é que esse mais novo vírus poderia sofrer uma mutação ainda maior e se espalhar facilmente de pessoa para pessoa e desencadear assim uma nova pandemia. Poir isso os cientistas monitorada de perto.

É uma nova variação do vírus influenza (H1N1), que causa a gripe. As pessoas podem ter pouca ou nenhuma imunidade contra esse mais novo vírus. Os hospedeiros são os porcos, mas pode infectar seres humanos.

O vírus da gripe suína, chamado A/H1N1pdm09, agora é combatido pela vacina contra a gripe que é aplicada anualmente para garantir que as pessoas estejam protegidas.

Porque se preocupar?

O mais novo vírus, que os pesquisadores chamam de G4 EA H1N1, pode crescer e se multiplicar nas células que revestem as vias aéreas humanas. As nossas vacinas contra a gripe não parecem proteger contra o mais novo vírus, mas pode ser adaptada para isso, se necessário.

Não é necessário se assustar com esse novo vírus. Mas não é permitido ignorá-lo.

Não tenho nada contra a criação de animais domésticos para alimentação. No entanto, entendo que onde não há controle de qualidade o risco de contaminações é bem maior. Pelo fato de se “criar em casa” não garante que não haja perigo.

Estamos cada vez mais vulneráveis e constantemente sob o risco do surgimento de patógenos ameaçadores da saúde humana e de animais. Os animais de criação, com os quais os seres humanos têm maior contato do que com a vida selvagem, podem ser uma fonte de vírus pandêmicos.