Meio Ambiente e Sustentabilidade por Márcio Silva do Amaral

Como é grande a mediocridade

O egocentrismo das pessoas sem equilíbrio emocional, as leva a pensar que o seu orgulho é a coisa mais importante do universo. Olhando o universo através do Hubble (Hubble Deep Field), uma exposição extremamente longa de uma parte do céu relativamente vazia, existe a evidência de que há cerca de 125 bilhões de galáxias no universo. Isto nos mostra que não somos nada dentro do todo. Mas ainda assim, insistimos que somos importantes, valorizando mesmo uma palavra mal colocada ou interpretada. Tudo vaidade.

Quando olhamos para a vida com seus inúmeros desafios, conflitos interpessoais, desavenças temporárias, ou mal-entendidos diários, deveríamos ver cada problema que enfrentamos como uma oportunidade de crescimento, uma oportunidade de treinar...

Mesmo que tenhamos sido bombardeados com problemas emocionais montanhescos, responsabilidades, exigências insuperáveis, quando as encaramos como parte de um treinamento, nossas possibilidades de ser bem-sucedido superam, em muito, os desafios.

Se, por outro lado, passamos a encarar cada novo problema, ou conflito como uma batalha sangrenta a ser ganha em nome da sobrevivência, teremos uma jornada acidentada pela frente. Quanta pretensão – pensar que somos algo expressivo no universo, medindo isso pelo nosso ego.

Para sermos felizes, temos que entender que nem tudo estará a contento, pois isso com rara frequência ocorre. O que podemos fazer?

Tire tempo para relaxar. Descanse o suficiente. A Bíblia diz: “é melhor ter pouco numa das mãos, com paz de espírito, do que estar sempre com as duas mãos cheias de trabalho, tentando pegar o vento. ” — Eclesiastes 4:6.

Estabeleça o que é mais importante para você e tenha um estilo de vida modesto. Simplifique sua vida, talvez por reduzir despesas ou sua jornada de trabalho. Fique mais com a família.

Mas, o mais importante, é que algumas pessoas conseguem entender que tudo é vaidade, somos como um sopro que passa, e é justamente por isso, que se consegue manter relacionamentos, superar conflitos, perdoar e seguir em frente com alegria, abraçando e sorrindo para todos, sem distinção.