WhatsApp começa a implementar função que esconde 'amigos chatos'

WhatsApp testa função que esconde 'amigos chatos' Até então, contatos indesejados apareciam na lista de Status com a cor esmaecida, sem a possibilidade de serem "escondidos".

30/09/2019

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Variedades

O WhatsApp está testando, em sua versão Beta para celulares Android, um recurso que esconde por completo os Status de contatos indesejados que foram silenciados. Até então, por mais que fosse possível silenciar as atualizações de determinada pessoa, o material continuava sendo exibido, mas com a cor esmaecida. Agora, com a função "Silenciar", é possível ocultar de vez as publicações de pessoas inconvenientes. A novidade foi anunciada pelo portal especializado WABetaInfo nesta quarta-feira (18).

Para acessar a função, é necessário ter a versão de testes do WhatsApp instalada. Usuários do WhatsApp Beta podem acessar as novidades do app em primeira mão, antes do lançamento para todos. Segundo o WABetaInfo, embora a versão Beta 2.19.261 corresponda ao último update, o correto é baixar a de número 2.19.260. A edição mais recente está causando problemas com a exibição dos Status.

WhatsApp Beta para Android agora permite ocultar completamente os Status de pessoas indesejadas — Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo

WhatsApp Beta para Android agora permite ocultar completamente os Status de pessoas indesejadas — Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo

Como usar o recurso:

A ativação do recurso requer, primeiramente, que algum contato seja silenciado. Para isso, basta ir até o Status da pessoa indesejada, clicar nos três botões verticais no canto superior direito da tela e escolher a opção "Silenciar".

Status de contatos silenciados ficam escondidos em seção específica — Foto: Reprodução/Android Police

Status de contatos silenciados ficam escondidos em seção específica — Foto: Reprodução/Android Police

Após o procedimento, o conteúdo ficará incluso em uma seção específica, que agora pode ser escondida por completo. Anteriormente, as atualizações eram exibidas integralmente, com a cor esmaecida, sem a possibilidade de ocultá-las. Caso queira expandir a seção e conferir os Status dos contatos silenciados, basta clicar na seta ao lado da faixa.

WhatsApp bane 1 milhão de contas por fake news:

O aplicativo de troca de mensagens WhatsApp, o mais usado no mundo, baniu pelo menos 1,5 milhão de contas de usuários brasileiros no último ano. As contas foram banidas entre outubro do ano passado, antes do segundo turno das eleições presidenciais, e setembro desse ano.

O levantamento inclui perfis banidos temporariamente ou para sempre. As contas foram banidas por suspeita de uso de robôs, disparo de mensagens e disseminação de fake news e discurso de ódio. O número de mais de um milhão de contas banidas foi obtido através de uma estimativa com base em cinco comunicados recentes da empresa. O WhatsApp afirmou que não vai comentar os banimentos.

Em média, o WhatsApp bane cerca de 125 mil contas por mês no Brasil, por uso irregular da plataforma. Porém, durante o perídodo de eleições, o número de banimentos chegou perto de 90 mil por semana. Algumas contas de WhatsApp com suspeita de serem operadas por robôs chegaram a distribuir 14 mensagens diferentes em apenas 30 segundos.

Fonte: TechTudo/Metro Jornal