Vale do Taquari registra três casos de dengue em 2019

Os casos envolvem moradores de Estrela, Lajeado e Muçum. No estado, 992 infecções já foram confirmadas este ano.

26/06/2019

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Saúde e Bem-estar

Boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde, atualizado em 15 de junho, informa que o Vale do Taquari tem casos de dengue em 2019. Até a data, eram duas confirmações. Segundo o coordenador interino da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Sérgio Schmidt, uma nova infecção, ainda não atualizada no balanço quinzenal, aponta para três contágios pela doença na região.

Os pacientes diagnosticados com dengue são dos municípios de Estrela, Lajeado e Muçum. Em todas as situações, a doença foi importada, ou seja, contraída em outro local.

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Dos 37 municípios que integram a 16ª CRS, 20 são considerados infestados pelo mosquito, que ainda pode transmitir febre chikungunya e zika vírus. No Vale, há cinco casos notificados e um confirmado de chikungunya em 2019. Zika não tem registros.

Municípios infestados:

Conforme levantamento da 16ª CRS, são considerados infestados pelo mosquito Aedes Aegypti os municípios de Anta Gorda, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Colinas, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Encantado, Estrela, Fazenda Vilanova, Forquetinha, Lajeado, Marques de Souza, Muçum, Paverama, Putinga, Roca Sales, Taquari, Teutônia, Travesseiro e Westfália. As infestações iniciaram em 2016.

Fonte: Grupo Independente