Usar aparelho auditivo diminui risco de demência em idosos que não escutam bem, mostra estudo

Agende agora mesmo a sua avaliação auditiva com a fonoaudióloga Gisele Rezende, na Clínica Synapser, em Paverama. Ligue para (51) 99977-3190.

13/01/2024

Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Saúde e Bem-estar

Usar aparelhos auditivos pode reduzir o risco de desenvolvimento de demência em pessoas idosas com dificuldades auditivas. É o que constatou uma equipe de pesquisadores de diversas instituições da Dinamarca em um estudo publicado na revista JAMA Otolaryngology – Head & Neck Surgery.

Pesquisas anteriores já haviam sugerido que pode haver uma ligação entre dificuldades auditivas em pessoas idosas e o desenvolvimento de demência, indicando que a perda auditiva gradual pode ser um fator de risco. Assim, especialistas começaram a questionar se o uso de aparelhos auditivos poderia retardar ou impedir o aparecimento dessas doenças.

Leia também:

Você cuida da sua audição? Já fez um teste auditivo?

O grupo de cientistas recorreu à base de dados de exames de audição do Sul da Dinamarca, com informações de 573.088 pessoas com 50 anos ou mais, coletadas entre os anos de 2003 a 2017. Ao analisar os dados, os pesquisadores procuraram associações entre perda auditiva e demência.

Eles descobriram que os idosos com perda auditiva que não usavam aparelho tinham 20% mais probabilidade de desenvolver demência do que aqueles sem perda auditiva. Já os idosos com perda auditiva que usavam um dispositivo que os ajudasse a escutar tinham apenas 6% de chance de desenvolver demência — próximo da média das pessoas que não sofriam de perda auditiva.

Os investigadores salientam que as suas descobertas não provam que o uso de um aparelho auditivo possa prevenir o aparecimento de demência, apenas que são necessários mais estudos para descobrir se esse é o caso.

Devo procurar um fonoaudiólogo quando?

Como qualquer outra área do seu corpo, você deve cuidar da sua saúde auditiva, independente da idade. As pessoas geralmente procuram um profissional somente quando há uma perda considerável da audição, que nem sempre é reversível.

Alguns fatores, como doenças que levem a uma menor oxigenação da orelha (pressão alta, diabete, alterações hormonais, etc.) afetam e agravam a perda auditiva.

É importante fazer o exame auditivo se você percebe que não está compreendendo bem as pessoas, ou se já passou dos 50 anos, além de realizar o teste anualmente se possui diagnóstico de perda auditiva.

Agende agora mesmo a sua avaliação auditiva com a fonoaudióloga Gisele Rezende. Ligue para (51) 99977-3190.