Três estudantes do RS conquistam nota mil na redação do Enem 2019: 'Tema que eu não esperava'

Gaúchos pretendem cursar medicina. Em todo o Brasil, foram apenas 53 candidatos que conseguiram a nota máxima.

20/01/2020

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Educação e Cultura

Três estudantes do Rio Grande do Sul conquistaram a nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. O tema desta edição foi a "Democratização do acesso ao cinema no Brasil". Ao todo, no país, foram 53 candidatos que conseguiram a nota máxima.

Os gaúchos são Carlos Eduardo Immig, de 19 anos, Guilherme Mendes, 25, e Laura Cavalheiro Brizola, 20. Os três pretendem cursar medicina.

Guilherme fez o Enem pela terceira vez. Ele pretende usar a nota para ingressar na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ou na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

"A prova objetiva eu achei mais difícil que nos anos anteriores, principalmente a prova de ciências da natureza", conta.

"Quanto à redação, eu achei bacana, um tema que eu não esperava, mas que foi tranquilo de escrever."

O estudante conta o que ele abordou na redação. "Eu foquei o ano todo em problematizar questões sociais, então, como o tema tratou da democratização do cinema, eu segui essa linha de pensamento. Falei sobre as dificuldades das classes menos favorecidas economicamente no acesso ao cinema e à cultura em geral, e abordei maneiras de facilitar esse acesso, como a construção de estruturas cinematográficas ao ar livre em regiões periféricas."

Guilherme pretende usar a nota do Enem para ingressar em medicina em uma universidade federal — Foto: Arquivo pessoal

Guilherme pretende usar a nota do Enem para ingressar em medicina em uma universidade federal — Foto: Arquivo pessoal

Laura conta que se preparou bastante. Ela realizou cerca de 40 redações ao longo do ano, escrevendo semanalmente. Ela explica quais foram os argumentos utilizados na hora da prova que garantiram a boa nota.

"Abordei a questão da identidade nacional que necessita ser retomada a fim de democratizar o cinema, dando protagonismo para as produções nacionais, como o Cinema Novo fez, com Glauber Rocha. Escrevi: 'Por mais Lampiões e menos Lanternas-verde'. Além disso, trouxe a necessidade de investimento estatal nas produções".

A estudante já havia realizado o Enem em outros anos. Ela acha que nessa edição a prova de humanas estava mais difícil em comparação com os exames passados.

"Estava mais difícil na área de humanas na medida que deixou de lado alguns conteúdos cruciais para o ensino médio, como a ditadura, as grandes guerras e a Era Vargas. Nas demais áreas, seguiu o padrão das questões já apresentadas em outros anos", afirma.

Laura conta que se preparou bastante, realizando cerca de 40 redações ao longo do ano — Foto: Arquivo pessoal

Laura conta que se preparou bastante, realizando cerca de 40 redações ao longo do ano — Foto: Arquivo pessoal

Carlos já havia feito o Enem quando estava no 2º e no 3º ano. Essa foi a terceira vez que realizou a prova, após um ano de cursinho.

"Eu estava muito melhor preparado nesse ano do que nos anteriores, então achei mais tranquilo fazer a prova de 2019. E analisando as questões das provas antigas creio que o nível de dificuldade continuou o mesmo, mas a prova cobrou dos participantes muito mais o entendimento das habilidades e competências exigidas pelo Enem do que o conteúdo", conta.

O estudante relata que focou os argumentos da redação nas causas da falta de democratização do acesso ao cinema e porquê esse problema persiste.

"A proposta de intervenção foi baseada na criação de salas de cinemas em locais mais afastados e menos favorecidos basicamente."

Carlos conta que realizou o Enem pela terceira vez — Foto: Lucas Fleck/arquivo pessoal

Carlos conta que realizou o Enem pela terceira vez — Foto: Lucas Fleck/arquivo pessoal

Os resultados individuais do Enem 2019 foram divulgados na manhã de sexta-feira (17). O candidato pode acessar as notas por meio de CPF e senha na Página do Participante e pelo aplicativo do Enem. As notas dos 'treineiros' e espelho da redação saem em março.

Fonte: G1