Taquariense apresenta programa de gastronomia na TV

Renata Bender Monteiro apresenta o programa ReTempera na RDC TV. Em 2015 ela participou do MasterChef Portugal.

20/09/2019

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Variedades

Renata Bender Monteiro, 37 anos, está nas telinhas novamente. Após sua participação no MasterChef Portugal, no ano de 2015, a taquariense volta à televisão, desta vez como apresentadora. O programa ReTempera, apresentado por Renata, está no ar desde 15 de junho e é exibido aos sábados, pela RDC TV, de Porto Alegre. É possível assistir à atração pela NET, nos canais 24 e 524, a partir das 10h30, e pelas plataformas digitais da Rdctv, como o canal do Youtube.

Graduada em Odontologia e mestre em Ciências Gastronômicas, a taquariense mudou completamente sua vida profissional após o diagnóstico de alergia alimentar de seus três filhos. Tudo começou há cerca de sete anos, quando a filha mais velha foi diagnosticada com alergia a proteinas do leite e ovos. Renata mudou-se para Portugal e decidiu se aproximar da cozinha para proporcionar uma alimentação saudável às crianças.

“A profissão de cirugiã-dentista foi naturalmente perdendo espaço após a nova realidade alimentar familiar, que surgiu com o nascimento da minha primeira filha. Não foi fácil receber o primeiro diagnóstico de alergia as proteínas do leite e dos ovos, mas confesso que foi a porta de entrada para uma nova vida. Aos 31 anos recomecei a minha vida profissional e hoje, após alguns anos de estudo na área da gastronomia inclusiva, tenho a certeza que tudo aconteceu como deveria ser”, informa a taquariense, que se especializou no desenvolvimento de receitas livres de glúten, pelo ICIF, na Itália.

O programa apresentado por Renata foca justamente nisso, receitas sem glúten, leite e que buscam utilizar ingredientes mais saudáveis. O ReTempera foi idealizado por Renata, a partir da vontade de proporcionar a inclusão alimentar. “A restrição alimentar não restringe somente a ingestão de determinados ingredientes, mas sim, uma vida social. Vocês já pensaram quantas vezes se reuniram com amigos para comer uma boa pizza, ou um café da tarde com bolo de chocolate ou até mesmo aquele delicioso hambúrguer?! Quem tem alguma restrição alimentar acaba, naturalmente, se excluindo destes momentos”, observa Renata.

A ideia do programa foi abraçada pela emissora RDC TV. O ReTempera é o primeiro programa de culinária sem glúten no estado. “Todo sábado levamos a muitas pessoas receitas que propõem uma mudança de hábitos. “ReTemperar” a vida com mais afeto, inclusão e empatia. Apresentamos receitas fáceis que podem ajudar a deixar mais leves os dias daqueles que têm restrição alimentar e também tornar possível a mudança para aqueles que querem diminuir a ingestão de glúten e provar novos ingredientes”, relata.

A RDC TV é uma emissora gaúcha, com sede em Porto Alegre, que iniciou atividades em julho de 2018. Segundo informações passadas pela emissora, em breve, será inaugurada a primeira sucursal da RDC TV, na Serra Gaúcha.

O Fato Taquari