Setor calçadista tem mais de 100 demissões em menos de 1 ano

Em levantamento realizado pelo portal Clic Paverama, o Clic do Vale! o setor calçadista desde meados de 2019 até o momento, teve 130 demissões.

29/06/2020

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Notícias Gerais

A crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus tem tido reflexos preocupantes no setor calçadista, um dos mais importantes em Paverama. Roberto Muller, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Calçadistas de Teutônia (Sinticalte), que compreende o município de Paverama, estima demissão em 25% dos 4,5 mil empregos do setor em Teutônia e Paverama.

Segundo ele, duas empresas calçadistas encerraram as atividades durante a pandemia em Paverama. Outras já haviam fechado as portas em 2019. “Nós não vemos perspectivas de melhora neste ano. As empresas estão sobrevivendo só pelos auxílios do Governo, de suspensão dos contratos e redução da carga horária”, disse o presidente do Sinticalte.

O empresário Pedro Diemer, 45 anos, proprietário do atelier de calçados no Morro Bonito, gravou vídeo para as redes sociais relatando a preocupação com o setor. O empresário aguarda a concessão de empréstimos, anunciada pelo Governo Federal, para conseguir manter o negócio. Há 11 anos na área, o empresário conta que nunca passou por situação semelhante. “Todas as empresas estão sendo prejudicadas, pois sem eventos, ninguém compra sapato. Os estoques da empresa para a qual trabalhamos estão lotados. Eles ainda estão nos ajudando, para produzir dois dias na semana e parece que vão aumentar para três, sem saber se vão conseguir vender esses produtos depois”, relatou. O empreendimento tem 40 funcionários e ainda não realizou demissões devido à crise. O empresário disse que a sobrevida está com as medidas apresentadas pelo governo, mas que a concessão dos empréstimos é fundamental para conseguir manter os empregos do setor.

O Sinticalte não tem contabilizados os números de demissões em Paverama, tendo em vista que, com a aprovação da Reforma Trabalhista, as rescisões contratuais não são mais intermediada pela entidade. Em levantamento realizado pelo portal Clic Paverama, o Clic do Vale! o setor calçadista desde meados de 2019 até o momento, teve 130 demissões.

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) deve divulgar, na próxima semana, os números do emprego por município durante o mês de maio, onde será possível dimensionar as demissões no setor.

O Fato/Redação