Semana inicia chuvosa e com temperaturas amenas no Vale do Taquari

Em Paverama, os termômetros variam entre 11ºC e 15ºC.

05/07/2020

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Notícias Gerais

Muitas nuvens permanecem sobre o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, mas o sol pode aparecer, especialmente em pontos do Oeste, do Centro e do Sul do Estado. Espera-se nevoeiro e neblina em muitos locais. Ainda chove no começo do dia na Metade Norte.

Conforme o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas da Univates, áreas de instabilidade atuam sobre parte do Estado e proporcionam um dia com abundante nebulosidade e pancadas de chuva irregulares no Vale do Taquari. Mas, mesmo com estas condições, intervalos com aberturas também não são descartados. As temperaturas ficam agradáveis na maior parte do dia. Em Paverama, os termômetros variam entre 11ºC e 15ºC.

Chuvas de dois meses em 24 horas:

Grande parte da Metade Norte deve ter acumulados entre 100 e 200 mm. Algumas cidades terão, portanto, chuva de quase dois meses em 24 horas. São esperados alagamentos, transbordamento de arroios e córregos, deslizamentos de terra (maior risco na Serra) e queda de barreiras em rodovias, sobretudo na região serrana.

A maior ameaça, porém, será a subida de rios. Deve chover muito na nascente do Jacuí, no Norte gaúcho, e em bacias como as do Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí e Paranhana. Com a chuva da última semana e de domingo, os rios ainda estão altos. Outro episódio de chuva volumosa imediatamente após fará crítico o risco de cheias e enchentes.

Entre as áreas que mais devem ser atingidas pela intensa precipitação estão as da Metade Norte como as Missões, Planalto, Serra, Porto Alegre, área metropolitana e o Litoral Norte. Há risco de temporais isolados com raios, vento forte e granizo acompanhando o centro de baixa pressão que migrará do Paraguai e a partir de amanhã estará sobre o Rio Grande do Sul, começando a dar origem ao ciclone sobre o Leste gaúcho.

Espera-se vento também, porém sem a força da última semana. As rajadas mais fortes devem ficar entre 60 km/h e 80 km/h. Como o solo estará saturado pela chuva excessiva, vento moderado a forte inevitavelmente trará queda de árvores. Com isso, problemas no serviço de luz devem ser esperados, mas sem a enorme extensão da falta de luz da última semana.

Metsul/NIH Univates