Saúde implantará sistema de acolhimento e classificação de risco

Essa classificação prevê a organização dos atendimentos da demanda espontânea baseada nos clínicos do paciente.

Por Clic Paverama
Em Saúde e Bem-estar

A partir de hoje, os atendimentos médicos no Posto de Saúde do Centro, sem agendamento prévio, passarão a ser organizados pelo Sistema de Classificação de Riscos com identificação de cores. Essa classificação prevê a organização dos atendimentos da demanda espontânea baseada nos clínicos do paciente. Assim, os atendimentos preferenciais serão destinados aos pacientes que apresentarem maiores agravos clínicos no momento do acolhimento. Para isso, toda a equipe de enfermagem recebeu treinamento para aprimoramento e segurança para aplicar essa classificação.

É importante destacar, que essa classificação já vem sendo utilizada pela equipe de enfermagem do Posto de Saúde, tendo em vista que todos os atendimentos já estão sendo informatizados no Sistema do Ministério da Saúde E-SUS, o qual já organiza as demandas em cores, conforme o quadro clínico dos pacientes. No entanto, ainda não está sendo distribuída a identificação das cores aos pacientes no momento da espera pelo atendimento.

Acredita-se que essa classificação com o uso das cores poderá auxiliar no esclarecimento à população das razões de alguns pacientes terem atendimento prioritário. Com isso, também se espera ampliar o número de consultas por agendamento” destacou Viviane Altenhofen, Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social. 

AI Paverama