Saúde Bucal na gestação, vamos falar sobre isso?

O Consultório de Odontologia e Estética Facial Dra. Jóice Tondélo, atende de quarta a sexta-feira pela manhã e tarde, na Rua Carlos Nicolau Lauert Dupont, em frente ao Posto de Saúde. Contatos para agendamento através dos fones: (51) 3761-1414 e (51) 9 9642-3164.

10/10/2017

Por Clic Paverama
Em Informe Comercial

É importante ir ao dentista durante a gravidez, já que os hormônios a mais circulando pelo corpo podem afetar sua gengiva.

Além disso, hábitos adotados por algumas gestantes, como comer de madrugada sem escovar os dentes para voltar a dormir, jogam contra a saúde bucal. Outras mulheres se sentem enjoadas com a pasta de dente e acabam não caprichando muito na escovação.

Como consequência, é possível que você venha a ter mais placa bacteriana nos dentes, que suas gengivas sangrem e fiquem inflamadas ou até infectadas.

O ideal é que você faça um acompanhamento preventivo junto ao dentista para evitar problemas mais sérios nos dentes. Mas, se for necessário algum tratamento mais complexo, saiba que há técnicas seguras durante a gravidez. Antes de mais nada avise o dentista que você está grávida, qualquer que seja o motivo da consulta (limpeza ou restauração, por exemplo).

Se for necessário algum tratamento durante a gestação e você puder programá-lo, o melhor período é o segundo trimestre. Mas nem sempre é possível escolher o momento ideal -- afinal, uma cárie pode aparecer a qualquer momento -- e há, sim, opções de tratamento nas outras fases.

 O que acontece é que algumas mulheres preferem evitar tratamentos no primeiro trimestre da gravidez, por ser o período mais sensível para o desenvolvimento do bebê, embora não haja evidências de que seja prejudicial.

Já o fim da gravidez pode não ser uma fase confortável para você ficar muito tempo deitada com a barriga para cima na cadeira do dentista. Por isso, é sempre melhor se você puder ir ao dentista para manter a saúde dos dentes antes de precisar tratá-los.

Mas, se você está com dor de dente ou observou algum inchaço na gengiva, procure imediatamente um dentista. As consequências de não tratar uma infecção durante a gravidez superam os eventuais riscos da medicação usada no tratamento.

Se tiver que tomar alguma anestesia, há sim substâncias que são seguras na gravidez -- seu dentista só precisa ser avisado da sua condição de gestante. Em geral é usado o mínimo necessário para que a grávida se sinta confortável durante o tratamento.

E lembre-se: para ajudar na prevenção de problemas dentários, além dos cuidados com a escovação e o fio dental, capriche em uma alimentação balanceada e saudável -- importante também para o desenvolvimento do seu bebê.

No caso de tratamentos cosméticos e não emergenciais, como clareamento dos dentes, o ideal é que sejam adiados para depois do parto.

O Clic Paverama indica:

O Consultório de Odontologia e Estética Facial Dra. Jóice Tondélo, atende de quarta a sexta-feira pela manhã e tarde, na Rua Carlos Nicolau Lauert Dupont, em frente ao Posto de Saúde. Contatos para agendamento através dos fones: (51) 3761-1414 e (51) 9 9642-3164.

Saiba mais:

Consultório Odontologico de Jóice Tondélo agora trabalha com estética facial

Clic Paverama