Rumo a São Paulo

Após ter o leito negado pelo hospital Albert Einstein por conta do coronavírus e ver o tratamento comprometido, família recebeu duas excelentes notícias em sequência

07/04/2020

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Paverama

Em meio a um momento conturbado, de pândemia mundial, o portal Clic Paverama, o Clic do Vale! tem orgulho de compartilhar uma boa notícia. Talvez uma das mais importantes notícias publicadas neste veículo desde sua fundação. A paveramense Jaqueline Kolling Borges, 22 anos,  vai embarcar para São Paulo nesta quarta-feira, dia 08, para uma consulta que pode mudar o destino dela e de sua família. 

O resultado da biópsia na sua medula, revelado no dia 23 de março, comprovou que o tratamento de 28 dias com o medicamento Blincyto (de cerca de R$ 15 mil a dose), manteve a jovem livre dos resíduos causados pela leucemia, doença que ela combate há dois anos. A notícia animou a família, que viu no horizonte próximo a possibilidade de a jovem realizar o transplante no Hospital Albert Einstein, de São Paulo, referência na América do Sul. O doador 100% compatível já foi encontrado.

Mas uma sucessão de más notícias trouxe mais um elemento na dura rotina da família. Em meio ao avanço do coronavírus em São Paulo veio a informação de que o hospital estava interrompendo os procedimentos para se focar no combate à pandemia. Diante disso, a equipe médica do Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, pediu um segundo ciclo da medicação e também inscreveu a Jaqueline na regulação de leitos do estado. Foi um revés para a família, que não imaginava como conseguiria novo ciclo do medicamento.

Com a ajuda da vereadora de Porto Alegre e administradora do grupo Amor Ao Próximo, Cláudia Araújo, em contato com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, foi possível conseguir a medicação que chegou na semana passada à Secretaria de Saúde de Paverama, com custeio do governo estadual.

E para a surpresa, no dia 31 de março, além de conseguir a medicação, a família também conseguiu uma consulta de pré-avaliação para o transplante no Hospital de Base de São José Rio Preto, também em São Paulo, no dia 8, às 14h. O doador compatível também será chamado para uma consulta para verificar se está tudo certo. “Já estamos com tudo organizado para ir amanhã, felizes e confiantes”, revela a mãe dela, Lisandra Kolling.

E graças às mobilizações por meio das redes sociais, Jaqueline terá dinheiro para se manter, por hora, em São Paulo, até que o transplante seja realizado. “Como sempre obrigado e Deus abençoe cada um de vocês”.

Jaqueline fez 22 anos no dia 7 de março

Luta de Jaqueline

O diagnóstico do câncer veio em fevereiro de 2018. Após oito sessões realizadas naquele ano, havia a esperança de que o câncer estaria em estado de remissão, e que poderia ser iniciado o tratamento de manutenção por dois anos. Mas na metade do ano a doença voltou a se manifestar e a jovem teve que ser internada outra vez, com um tratamento mais intenso. Por meio de uma mobilização de amigos e de familiares, após várias sessões de quimioterapia, ela conseguiu o doador compatível de medula. E com nova mobilização conquistou o leito no Albert Einstein. No entanto, uma complicação a fez passar por novas sessões de quimioterapia em Lajeado, o que a exigiu o primeiro ciclo de tratamento para retirar os resíduos da medula. Agora elas está no segundo ciclo e parte para a consulta que pode mudar o seu destino.

Clic Paverama | Clic do Vale