Professores planejam greve caso governo do RS proponha mudanças no plano de carreira

Piratini estuda propostas para modificar a concessão de benefícios e sistema de aposentadorias.

28/09/2019

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Educação e Cultura

Professores estaduais decidiram que entrarão em greve caso o governo do Estado encaminhe para a Assembleia Legislativa projetos que modificam o plano de carreira dos servidores públicos e o sistema de aposentadorias. A paralisação seria desencadeada três dias depois do protocolo dos projetos, que ainda não tem data para ocorrer. A decisão foi tomada em Assembleia Geral da categoria realizada na Casa do Gaúcho, em Porto Alegre, nesta sexta-feira, dia 27.

Parte dos professores propuseram, durante o encontro, realizar greve mesmo sem a iniciativa do Piratini, porém, a sugestão foi rejeitada pela maioria dos educadores. 

Além da discordância em relação às mudanças que o governo prepara, professores estaduais protestam contra o fechamento de escolas e de turmas, parcelamento dos salários, falta de reajuste e a demissão de professores temporários que estavam em licença-saúde.

O governo do Estado aguarda aprovação da reforma da Previdência no Senado para encaminhar à Assembleia Legislativa projetos que alteram estatutos, plano de carreiras e regras para aposentadoria para servidores públicos. 

Gaúcha ZH