Preço do refrigerante pode ficar mais caro

Organização Mundial da Saúde sugere aumentar a tributação sobre os produtos.

18/09/2017

Por Clic Paverama
Em Saúde e Bem-estar

A obesidade têm se tornado cada vez mais comum no mundo todo. E para combater essa doença a Organização Mundial da Saúde está sugerindo o aumento da tributação sobre os refrigerantes. O objetivo é tentar diminuir o consumo dos produtos, considerados vilões da saúde. Aqui no Brasil, a proposta será encaminhada para a Casa Civil, como destaca o Ministro da Saúde, Ricardo Barros.

“É uma recomendação, estamos montando uma base técnica para fazermos uma discussão com todos os ministérios envolvidos, a partir disto buscamos avançar com o pedido à Casa Civil para uma decisão do Governo Federal”, diz Barros.

No país, 65% da população sofre com sobrepeso ou obesidade. O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, ressalta que o atual estilo de vida é o responsável por esse índice alarmante.

“O problema é generalizado. No Brasil são 65% da população com sobrepeso, nos Estados Unidos chegam a 80%. A tecnologia impõe o sedentarismo, acompanhado da falta de tempo que as pessoas estão tendo para cozinhar e o consumo de alimentos processados são fatores que provocam a curva crescente de obesidade”, afirma Barros.

O Ministro explica que o problema só será resolvido com a adoção de uma série de medidas. Uma delas é a diminuição do consumo de sal. 17 mil toneladas do produto já foram retiradas do processo industrial de alimentos e a projeção é que esse número chegue a 28 mil toneladas. O Ministro Ricardo Barros ainda alerta que a prática de atividades físicas é fundamental na luta contra a obesidade.

Fonte: Alessandro di Lorenzo/Band