Praça de pedágio de Paverama começa a funcionar em 2019

Praça será instalada em Paverama, no km 375 da BR-386, antes da rodovia que leva a Taquari, no sentido interior-capital.

04/07/2018

Por Clic Paverama
Em Paverama

Cinco anos após o fim do pedágio cobrado pela concessionária Sulvias na BR-386, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, no Diário Oficial da União, o novo edital de concessão da principal estrada da região. Serão repassados 265,8 quilômetros à iniciativa privada, que implantará praças de cobrança em quatro pontos da rodovia federal.

O valor mínimo do pedágio será de R$ 7,24. Entretanto, a tarifa já receberá reajuste no primeiro dia de cobrança, estimado para janeiro de 2019. As cobranças ocorrerão em praças instaladas em Montenegro, Paverama, Fontoura Xavier e Victor Graeff. A princípio, não haverá gratuidade para moradores desses municípios.

“Não houve surpresas em relação ao que já havia sido discutido neste um ano e meio. O que mudou foi o preço da tarifa, pois eles atualizaram o valor para julho de 2018. Antes era referente a setembro de 2016. Eles farão o leilão no dia 1º de novembro, após todos os pleitos eleitorais”, informa a presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Cíntia Agostini.

Conforme o edital, a tarifa-teto definida para o leilão de R$ 7,24 é para cobrança bidirecional (nos dois sentidos da rodovia). A concessão será pelo prazo de 30 anos, prorrogáveis por outros dez anos. O empreendimento consiste na exploração da infraestrutura e na prestação do serviço público de recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e duplicações.

Para Cíntia, a proposta final ficou melhor do que o projeto original apresentado pela ANTT. “De negativo, podemos afirmar que não é um momento mais tranquilo em termos de sociedade brasileira para uma concessão como essa. De positivo, a perspectiva de duplicação e condição de rodovia melhorada, com ambulâncias, serviços de monitoramento, entre outros”, observa ela.

Entre os benefícios para a região, a instalação de 12 passarelas; duplicação entre Lajeado e Marques de Souza (20,3 km) até o quarto ano de contrato, e Marques de Souza até Fontoura Xavier (54,9 km) em dez anos; novos retornos, acessos e interconexões; faixas adicionais, terceiras pistas e nova ponte sobre o Rio Taquar; além de passagens inferiores entre bairros e nova iluminação.

O que prevê o edital

* O trecho contará com: sete postos de atendimento, com 10 ambulâncias, 4 UTIs móveis, 13 guinchos leves, 4 guinchos pesados, 3 caminhões-pipa, 7 veículos de inspeção;

* Sistema de pesagem na modalidade fixa, com condições de verificar as situações de excesso de peso;

* Serviço de guinchos leves e pesados, com equipes treinadas, em regime de prontidão nas bases operacionais, para o reboque de veículos e a troca de pneus;

* Serviço de atendimento médico de emergência 24 horas por dia, inclusive sábados, domingos e feriados.

Jornal A Hora