De Paverama para a Inglaterra

Confira a entrevista com Lucas Silva, paveramense que reside na Inglaterra desde 2015. Ele contou a reportagem do Clic Paverama um pouco da sua rotina e de como o Brasil é visto em terras britânicas.

03/05/2018

Por Clic Paverama
Em Pelo Mundo:

Do interior de Paverama para a Inglaterra, esse é Lucas Duarte da Silva, filho da Professora de Artes Miguelina Duarte e do agricultor Geraldo Silva, irmão de Leonardo Duarte Silva, família que é residente de Boa Esperança, interior de Paverama.

Lucas atualmente reside e terras britânicas, e deu uma pausa em suas atividades para responder algumas perguntas para o quadro De Paverama Para o Mundo do portal Clic Paverama. Confira:

Está desde quando morando fora do Brasil?

Estou morando aqui na Inglaterra desde 2015.

O que você faz? Qual sua rotina?

Vim para cá para estar com minha esposa e aprimorar o meu Inglês. Basicamente, estudo pela manhã: inglês ou Filosofia. Estou na reta final do Doutorado, na PUCRS, por isso ainda tenho compromissos acadêmicos a cumprir. Na parte da tarde, trabalho numa transportadora aqui perto de casa; meio turno, o que já é suficiente para ter contato com os ingleses e pagar as contas (hehehehe). Nos momentos livres, passeios pela cidade e saio com amigos que fiz aqui.

Como vê a situação de nosso país, o que dizem as pessoas próximas de você?

Brasil esteve nos holofotes da imprensa em 2016.  As Olímpiadas no Rio de Janeiro, a crise política e o surto do Zica vírus foram amplamente noticiados aqui; infelizmente os aspectos negativos sobressaíam aos positivos. As pessoas me contavam e perguntavam, com certo espanto, o que acontecia aí e eu tentava explicar a situação, quando era possível.

Acompanho as notícias do país com certa apreensão. Penso que o Brasil vive uma crise política (com os escândalos da lava-jato), econômica (com inflação e Estados que não conseguem pagar a folha do funcionalismo público), mas também é cultural; e aí abarca todas as esferas da nossa sociedade, onde cada vez mais valores como respeito, dignidade, justiça são deixados de lado e impera a impunidade e a fraude. Veja, por exemplo, o aumento preocupante de crimes contra a vida; ou a operação PhD da Polícia Federal que escancarou um esquema de fraudes em bolsas de estudos na UFRGS; ou; e etc. São sintomas de uma sociedade em crise e que precisa mudar.

Em relação a cultura, o que mais te chamou a atenção?

Os ingleses são muito pelo o que é correto e procuram seguir as normas. O que me impressionou aqui, é que em muitas coisas, basta apenas a tua palavra. Por exemplo, para contratar um seguro de carro (que aqui é obrigatório) tu não necessitas de muitos documentos, basta dar os teus detalhes e pagar a taxa estipulada. A razão disso é que se tu mentir ou ocultar informações relevantes o seguro não pagará o benefício quando necessitares. Isso é só um exemplo, mas revela que é uma sociedade que te incentiva a viver pelo correto.

Sempre tive a imagem de que os ingleses fossem frios e poucos receptivos, mas é extremamente o contrário. Em geral, eles são simpáticos e respeitosos, até na hora de dizer que tu estás errado! (hehehehe).

Sente saudade da “terrinha” Paverama?

Sim, claro. É normal sentir saudade de casa, do convívio com os amigos e do lugar onde tu cresceste.

O que mais lembra de quando morou em Paverama?

Basicamente do convívio com o pessoal; seja dos colegas do Ensino Médio, seja dos jogos de futsal no Ginásio da Boa Esperança.

Na Europa, quais países você já conheceu?

Gosto de viajar e conhecer outras culturas. Já tive a oportunidade de conhecer algumas cidades em Portugal, Espanha, França, Itália e Alemanha.

A Europa é pequena se formos comparar com a dimensão do Brasil, o que faz tudo muito perto. Além disso, a boa estrutura de transporte também facilita: você pode ir da Inglaterra para França de barco, trem ou avião, por exemplo; e têm os preços também, planejando com antecedência, você consegue com bons preços no transporte e hospedagem. Esses fatores fazem diferença e faz com que você pense em passar um final de semana prolongado em outra cidade da Europa e estar de volta antes de voltar ao trabalho.

Clic Paverama