Paveramenses fazem intercâmbio em Portugal em busca de experiência e novos conhecimentos

Ruan Gemmer e Gabriela Lima Santos estão desde setembro em terras lusitanas.

18/12/2018

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Pelo Mundo:

Ir em busca de novas experiências e conhecer novas culturas. Com esse objetivo o casal de namorados paveramense Ruan Ezequiel Gemmer, 23 anos e Gabriela Lima dos Santos, 22 anos, foi para Portugal através de um intercâmbio.

Ambos são estudantes de Engenharia Química da Univates. Segundo Gemmer sempre existiu o interesse em fazer um intercâmbio, em fevereiro deste ano a Universidade do Vale do Taquari abriu vagas e o casal se inscreveu. As argumentações positivas de colegas que haviam passado por este processo foi outro fator que influi na decisão de ir para outro país.

Desde setembro, Ruan e Gabriela estão estudando na Universidade do Porto. “Algumas dificuldades marcaram muito desde que chegamos em Portugal, uma delas é que o inglês é muito utilizado. Fizemos uma viagem para a Lisboa, com uma turma de 40 intercambistas e foi difícil para nos comunicarmos com os demais. Outro caso é o estilo de se expressar dos portugueses, que é muito mais "brusco", seco e direto ao ponto. Inicialmente já havíamos sido orientados pela Univates que os portugueses seriam mais fechados, mas percebemos que é o jeito deles em geral, é uma cultura diferente da brasileira o que é muito enriquecedor de conhecer e poder sentir na prática como é” destaca o jovem.

As dificuldades do início rendem boas histórias conta Ruan, que logo quando chegaram, era mais fácil entender a língua inglesa do que o próprio português. Certa vez em um supermercado no momento de fazer compras, o atendente perguntou em português se o casal queria sacola plástica para colocar as compras, em função do sotaque lusitano não foi possível entender. Quando percebeu que os brasileiros não entenderam, o funcionário, prontamente começou a falar em inglês.

Gabriela enfatiza a diferença de cultura dos brasileiros e dos portugueses. “Os estudantes portugueses geralmente estudam neste período para as provas finais em janeiro e fevereiro, sendo que entre julho e agosto é o período de verão e férias longas no país. Outro fato interessante é que a cultura universitária é muito marcante em Portugal, é algo de cinema. Os estudantes novos sofrem "trotes” o ano inteiro, e os estudantes que passaram da metade do curso (passaram do sexto semestre) utilizam uniformes iguais aos utilizados no filme Harry Potter, ternos, capas e sapatos. Diz a lenda local que a escritora de Harry Potter, J. K. Rowling, quando passou um período de férias no país, se inspirou nos estudantes de Portugal para escrever os primeiros livros da saga” disse.

Ruan e Gabriela permanecerão em Portugal até meados de fevereiro de 2019, quando encerram seu período de estudos.

Clic Paverama | Clic do Vale