PAVERAMA DE LUTO

Jaqueline Kolling Borges, de 23 anos, veio a óbito no final da tarde desta sexta-feira em decorrência da leucemia, com a qual lutava à três anos.

10/04/2021

Por Clic Paverama | Contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Paverama

Paverama perde uma grande guerreira. Jaqueline Kolling Borges, de 23 anos, veio a óbito no final da tarde desta sexta-feira em decorrência da leucemia, com a qual lutava a três anos.

Inúmeras mensagens tomaram as redes sociais lamentando ocorrido e confortando a família e amigos. Conforme familiares, o velório é neste sábado até as 11h da manhã, na capela mortuária Follmer. O publico só será permitido das 8h às 11h.

Jaque já havia recebido uma doação de medula do seu irmão, Gabriel Kolling Borges, que é 60% compatível. Poucos dias depois de comemorar nove meses desde a pega da medula, Jaqueline descobriu recaída da leucemia. Ela estava internada desde o dia 1º de abril, e pelas redes sociais, publicou que “a luta continua”.

Em meio a novas sessões de quimioterapia, a paveramense voltou a procurar por um novo doador. Desta vez, 100% compatível. Nas primeiras horas de sexta-feira, dia 9, informou pelas redes sociais que o doador havia sido encontrado. Infelizmente, não houve tempo para a realização do procedimento.

A luta de Jaqueline:

O diagnóstico do câncer veio em fevereiro de 2018. Após oito sessões realizadas naquele ano, havia a esperança de que o câncer estaria em estado de remissão, e que poderia ser iniciado o tratamento de manutenção por dois anos. Mas na metade do ano a doença voltou a se manifestar e a jovem teve que ser internada outra vez, com um tratamento mais intenso.

Por meio de uma mobilização de amigos e de familiares, após várias sessões de quimioterapia, ela conseguiu o doador compatível de medula. E com nova mobilização conquistou o leito no Albert Einstein. No entanto, uma complicação a fez passar por novas sessões de quimioterapia em Lajeado.

Mais tarde, Jaqueline soube que não teria mais o leito no Albert Einstein por conta do covid-19, mas conseguiu um leito no Hospital de Base de São José Rio Preto, em São Paulo, onde teve a primeira consulta no dia 8 de abril. A alta veio no fim de 2020, mas agora as idas e vindas aos hospitais retornaram até que ela perdesse suas forças.