Onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul e mais quatro Estados deve durar até sexta-feira

Conforme o Inmet, a temperatura máxima pode chegar a 37ºC em Paverama na quinta-feira.

12/03/2024

Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Notícias Gerais

Uma nova onda de calor que atinge municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná deve durar até sexta-feira, dia 15, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Nesses Estados, as temperaturas máximas devem ficar 5°C acima da média, chegando a até 40°C em algumas cidades. Por causa disso, o Inmet emitiu um “alerta de perigo” válido até o final da onda de calor. O aviso de temperaturas acima da média começou a valer na segunda-feira, dia 11.

O termo “onda de calor” é usado quando há um aumento de temperatura de 5ºC com relação à média mensal. Quando ocorre a persistência desse padrão de 2 a 3 dias consecutivos, o Inmet emite um alerta de “perigo potencial”, o chamado aviso amarelo.

Já quando a persistência desse padrão é de 3 a 5 dias consecutivos, o instituto emite um alerta de “perigo”, o chamado aviso laranja, como o que atinge grande parte da região Centro-Sul ao longo desta semana.

Por último, quando há a persistência desse padrão por mais de 5 dias consecutivos, o Inmet emite um alerta de “grande perigo”, o chamado aviso vermelho. Em novembro, um alerta desse tipo foi dado pelo instituto.

Segundo o meteorologista Fábio Luengo, da Climatempo, a atual onda de calor é resultado de um bloqueio atmosférico que impede o avanço de frentes frias pelo País, permitindo que o ar quente no Centro do Brasil ganhe força, aumentando o calor. O sistema também dificulta a formação de nuvens carregadas e mantém o ar seco e em gradual aquecimento.

Vale do Taquari:

No Vale do Taquari, as temperaturas máximas devem chegar a 33°C nesta terça, dia 12, 38°C nesta quarta, dia 13, e 40ºC na quinta, dia 14, conforme o Inmet. Para sexta-feira, dia 15, são esperadas pancadas de chuva, e os termômetros não devem ultrapassar os 30°C.


Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp. ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC!

InMet