Kussler & Sotelo | Revestimento para fachada: o que considerar na hora de escolher

Experiência, inovação e confiança. São palavras que regem a Kussler & Sotelo Arquitetura e Engenharia, que está há 12 anos no mercado ofertando diversos serviços como arquitetura residencial, comercial, corporativa, institucional, loteamentos e de interiores na cidade de Paverama e região.

08/07/2021

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Variedades

A fachada é o cartão de visita de qualquer imóvel. Uma fachada bonita atrai os olhares, convida a conhecer, passa uma mensagem positiva. Enquanto uma fachada que não teve um estudo uma preocupação com sua estética corre o risco de passar despercebida.

Um revestimento pode mudá-la, transformar, harmonizar e muda a forma como as pessoas interpretam um imóvel, pois existe uma gama de possibilidades para criar o melhor impacto visual.  A hora de escolher um revestimento requer, além de entendimento técnico, uma boa noção de combinação de materiais e texturas.

É possível criar fachadas atraentes com os revestimentos certos, bem escolhidos e harmonizados com a pintura. O tipo de revestimento tem papel fundamental na composição do projeto arquitetônico, são eles que vão ditar o estilo adotado para uma edificação.

Esta escolha pode ir para estilos mais rústicos como os tijolinhos à vista, revestimentos que imitam madeira, até uma fachada mais moderna, com criações que usam impressão em 3D ou uso de material de diferentes cores. É possível criar paginações únicas que resultam em projetos originais com revestimentos mais coloridos como as cerâmicas artesanais, as pastilhas, por exemplo.

O mesmo revestimento pode ser utilizado de diferentes formas. Assim, o visual fica uniforme sem ficar monótono.  Os revestimentos também proporcionam formas geométricas variadas gerando volume e movimento na fachada, além de cor.

Com a simples troca da ideia de usar tintas, para o uso de revestimentos, é possível criar composições que resultam em projetos únicos, capazes de representar a identidade de cada um.

 Deve ser realizada uma pesquisa prévia sobre as opções de revestimento disponíveis no mercado que possam se adequar ao estilo demandado. A elaboração do projeto arquitetônico vai seguir essa linha, considerando texturas e cores.  

Materiais que podem ser utilizados:

Além da estética desejada, alguns aspectos devem ser levados em conta na hora da escolha do material como: local onde será aplicado (se externo ou interno), se o material ficará em áreas molhadas e/ou de grande tráfego.

Alguns revestimentos não cumprem apenas um papel estético, mas também se tornam um item de segurança para aquele determinado ambiente, como tem sido o caso do uso cada vez mais frequente de porcelanatos amadeirados com textura natural em áreas molhadas, pois os porcelanatos podem inclusive, auxiliar no bom desempenho do revestimento, uma vez que evitam o acúmulo de umidade.

As opções de revestimentos mais solicitadas no mercado são pedra, tijolinho, madeira e porcelanato.

Pedra:

É uma opção versátil por tornar possível uma ambientação mais rústica ou moderna, dependendo do projeto.

É também uma opção quando se quer economia a longo prazo, por exigir pouca manutenção. As pedras mais comuns encontradas em revestimentos são Miracema, São Tomé, Caxambu, Pedra-Ferro e Pedra-Madeira.

Decorfacil.com                                                                                    Pietrecollorate.com.br

Tijolinho:

É uma opção que combina com quase tudo. Os revestimentos, como os tijolinhos à vista, são considerados versáteis, pois atendem projetos com estilos diferentes compondo desde o estilo rústico ao contemporâneo e até mesmo o industrial. A preocupação deve ser, no entanto, para evitar acúmulo de sujeira ou animais no revestimento.

Pinterest                                       Blogspot.com

Madeira:

A madeira, sendo bem instalada e tendo uma boa manutenção , é um revestimento que oferece grande durabilidade. Sua aparência e cor podem variar. É Importante  que passe por uma boa impermeabilização e que seja envernizada para impedir o apodrecimento ou o ataque de algumas pragas.

Ecofront.eco.br

Porcelanato:

Muito versátil e variado. Este é o melhor revestimento para fachada quando o desejo é evitar dificuldades com a umidade e manutenção.

O acabamento passa a ideia de elegância, pode reproduzir diferentes outras texturas.

Pinterest

Não existe uma regra que determine como o revestimento será disposto, o projeto vai de cada profissional e de acordo com o desejo do cliente.

É comum fazer a combinação de revestimentos, revestimento com pintura, ou um revestimento de porcelanato com outro de pedra ou de madeira. Em alguns casos, o próprio porcelanato, em diferentes texturas, pode criar a sensação de uma mistura de revestimentos.