#MundoPet: Mantenha seu pet bonito e saudável evite Bernes, Carrapatos e Pulgas

A Leão Veterinária e Pet Shop oferece uma linha completa para o combate de BERNE, CARRAPATOS e PULGAS. Entre em contato conosco!

30/11/2018

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Variedades

A larva entra na pele do animal e forma uma espécie de casulo para se desenvolver se alimentando do tecido vivo do cão e respirando pelo buraco aberto na pele. Ela leva em média 45 dias para se desenvolver, cair e virar mosca. Para identificar é só verificar se há buracos na pele do cão e se esses buracos parecem inflamados e altos.

Tratando a berne em cachorros:

É contraindicado o tratamento da berne em cachorros em casa, pois o parasita forma um buraco dentro da pele do animal e esse machucado precisa ser tratado para não infeccionar. Também há a importante questão de que nem todos os medicamentos são indicados para e a pele e o pelo de todos os cães. Por isso, antes de pensar em passar algo no cãozinho e tratá-lo você mesmo, lembre-se que isso pode piorar o seu incômodo.

Se o dono perceber que seu cão pode estar com berne, a primeira coisa a ser feita é Leão Veterinária e Pet Shop. O profissional irá avaliar o cão, diagnosticar em que estágio o parasita está desenvolvido e observar se o cão não apresenta outros parasitas em lugares diferentes do corpo. A ida imediata ao veterinário impede que o cachorro tente arrancar os parasitas com os dentes ou se coçando, o que pode causar machucados.

Depois do diagnóstico, o médico irá receitar o remédio certo e por quanto tempo tratar o cachorro com berne, assim como orientar o dono sobre como agir com o cão e como aplicar o medicamento de forma correta. Após o período indicado pelo veterinário, o cão deve voltar ao consultório para a retirada do parasita.

O tratamento mais usado para retirar a berne do cão é através de medicamentos que são colocados sobre o buraco na pele para evitar que a larva respire, a matando por falta de oxigênio. Depois de morta, o local deve ser espremido até a retirada completa da larva.

É importante o dono cuidar do cão durante esse tempo para evitar que ele se coce ou que lamba o local onde o remédio foi aplicado, para evitar infecção e deixar que o tratamento tenha eficácia rapidamente e não tenha que ser reaplicado.

Local onde foram expreaídos os bernes da foto de capa.

 Há como evitar a berne?

Medidas preventivas no ambiente podem deixar o cão protegido da berne, como sempre limpar as fezes e não deixar comida exposta por muito tempo. Dessa maneira o local não irá juntar moscas.

Outra atitude básica para deixar as moscas longe é manter o ambiente sempre muito limpo e a grama baixa, assim não irá juntar maus odores e insetos que podem ter o parasita alojados em si e que podem transmiti-lo não só para o cão, mas para gatos, ratos e até humanos. Qualquer mamífero está sujeito a ter berne.

Porque não tratar o cão em casa?

Ressaltamos por diversas vezes a importância de consultar um profissional neste artigo, e isso não se deve, somente, ao fato de que eles são os mais bem preparados para lidar com a doença; mas, também, porque quando o problema não é bem tratado, ele pode retornar à vida do seu pet.

Casos em que a larva da berne não é retirada do corpo do animal de maneira correta – ou em que ela estoura dentro da pele do cachorro – podem aumentar muito os riscos de que haja uma reinfestação no animal uma vez que a ferida não fecha, exigindo uma nova série de tratamentos para excluir a complicação de maneira definitiva. Em algumas ocorrências, foi notado que o organismo dos próprios cães pode se encarregar de expulsar de seu corpo os resquícios que, por ventura, tenham sobrado sob a sua pele – no entanto, nem todos os casos fluem desta maneira, e o uso de medicamentos específicos podem ser necessários para contornar o problema (combinados com higienizações eficientes e constantes no corpo do cachorro). 

Consequências da berne em cães:

Além de ser extremamente incômoda para os animais, a larva da berne pode causar alguns problemas mais sérios do que o simples mal-estar dos bichos de estimação. Caracterizada pelo corpo mole e de cor clara (quando ainda não desenvolvida), a larva da doença conta com uma série de pontinhos escuros em sua extensão – e são, justamente, estes pontinhos os grandes responsáveis pelos altos níveis de irritação em cachorros infectados.

Carrapatos e Pulgas:

Não deixe seu pet ficar assim! Leão tem uma linha completa pra o combate de BERNE no caso da foto, PULGAS e CARRAPATOS!

Com clima quente e o sol brilhando mais forte, o verão é uma estação deliciosa para passeios ao ar livre, brincadeiras no parque e contato direto com a natureza. É também nesta época que muitos animais acabam sofrendo com alguns problemas típicos.

Um destes incômodos é o aparecimento de parasitas. Pulgas e carrapatos têm no verão o clima perfeito para se instalarem em cães e gatos, podendo ocasionar complicações à saúde se não tratados.

As pulgas, ao morderem ao animal, injetam sua saliva, deixando marcas vermelhas e causando muita coceira. A consequência são as dermatites, alergias por conta das picadas.

Já os carrapatos exigem ainda mais atenção. Ao morderem, eles se prendem à pele do animal, causando muitas vezes – além do desconforto – a doença de Lyme, uma infecção bacteriana que deixa as articulações rígidas. Pode levar ainda a problemas mais graves, como os renais, geralmente tratados com sucesso com a ajuda de antibióticos.

A doença do carrapato ou erlichiose, também transmitida pelo parasita, causa fraqueza, anemia, febre e perda de apetite. A melhor forma de detectá-la é um exame de sangue solicitado por um profissional.

O verão traz ainda os ácaros que, em contato com a pele, ocasionam coceira intensa e sarna nos cães e gatos. Já os piolhos, apesar de não serem muito comuns, também dão as caras no calor e com frequência se alojam em pets doentes e debilitados.

O melhor tratamento é a prevenção:

Certifique-se de seu animal de estimação esteja em dia com a medicação de controle de parasitas. Caso você esteja usando o mesmo produto já há vários anos, vale a pena consultar a Leão Veterinária e Pet Shop para se atualizar. Os medicamentos de hoje são muito mais completos, prevenindo contra vários parasitas em uma só dose.

Fique de olho em qualquer mudança de comportamento no seu pet. Se notar algo fora do comum, procure a Leão Veterinária e Pet Shop de imediato.

Leia também: 

Leão Veterinária e Pet Shop conta com uma grande diversidade de produtos para os seus animais

Leão Veterinária e Pet Shop apresenta a sua nova linha de roupas pet

Mudança de Endereço:

Na próxima semana a Leão Veterinária e Pet Shop estará em novo endereço, na Rua José Jantsch Filho, n* 2375 - sala 101 centro de Paverama, ao lado da Souza Auto Elétrica. Um ambiente maior para melhor lhe atender.

Clic Paverama | Clic do Vale