Ministério da Agricultura suspende exportações de carne bovina brasileira para China

Documento enviado nesta segunda-feira, dia 3, pela pasta comunica que a suspensão já está em vigor e foi tomada a partir de registro de caso atípico do mal da "vaca louca" no Mato Grosso.

03/06/2019

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Agricultura e Meio Ambiente

Menos de um mês depois de missão do governo brasileiro que teve a China no roteiro, o Ministério da Agricultura anunciou a suspensão temporária dos embarques de carne bovina para o país asiático. 

No documento (abaixo) emitido pela pasta, cita o caso do mal de "vaca louca" registrado no Mato Grosso (e tornado público na semana passada) e o protocolo sanitário assinado com os chineses como justificativas.

No texto, esclarece que a medida passa a valer a partir de 31 de maio (data da confirmação do resultado positivo para o caso de encefalopatia espongiforme bovina atípica). 

O embargo vem como um verdadeiro balde de água fria, no momento em que o Brasil aguardava a habilitação do novas plantas para embarque de proteína animal à China. 

O país vive um surto de peste suína africana e tem reforçado as compras em outras países para suprir demanda local. 

No Rio Grande do Sul apenas um frigorífico tem habilitação para embarcar carne bovina ao país asiático: é a unidade de Alegrete do Marfrig. 

reprodução

Documento traz razões e validade da medidareprodução. Créditos: Reprodução.

Gaucha ZH