Messi é eleito melhor do mundo pela sexta vez

Atacante do Barcelona superou Cristiano Ronaldo, da Juventus, e o zagueiro do Liverpool, Virgil Van Dijk.

23/09/2019

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Esportes

O atacante argentino Lionel Messi, do Barcelona, foi eleito o melhor do mundo pela sexta vez na carreira. A coroação do craque ocorreu na tarde desta sexta-feira, no Teatro Scala, em Milão. Com a vitória, ele se igualou a atacante brasileira Marta, como maiores vencedores do prêmio.

Na temporada, Messi teve números impressionantes, com média superior a 1 gol por partida. Foram 51 gols em 50 jogos pelo Barcelona. Em sua fala, Messi destacou que o prêmio indivudal é secundário. "O mais importante é sempre o coletivo", frisou o jogador, bastante emocionado pela presença da família na cerimônia de premiação.

O zagueiro Van Dijk, campeão da Liga dos Campeões pelo Liverpool, era um forte concorrente. Os números do defensor, que estará no Mundial de Clubes em dezembro, são igualmente significativos. Em 51 jogos, fez 6 gols e deu 4 assistências. Ele também passou a temporada inteira sem ser driblado e venceu mais de 74% dos duelos aéreos na Premier League.

Já Cristiano Ronaldo, que havia vencido o prêmio da FIFA outras cinco vezes, fez 41 jogos, com 28 gols e 10 passes para marcar, com uma média de 1 gol a cada 126 minutos. No entanto, o jogador não compareceu à cerimônia.

No feminino, deu a lógica. A americana Megan Rapinoe, que comandou a seleção dos Estados Unidos no título mundial vencido na França, venceu a premiação. Ela havia sido a artilheira, e também tinha sido escolhida a melhor jogadora da competição. Em seu discurso, Rapinoe pediu o engajamento contra o racismo e a homofobia no futebol, além de pedir igualdade de salários e condições para as mulheres no esporte.

Megan Rapinoe confirmou o favoritismo após fazer grande Copa do Mundo

Megan Rapinoe confirmou o favoritismo após fazer grande Copa do Mundo. Foto: Marco Bertorello / AFP

Alisson é eleito melhor goleiro do mundo

Dois brasileiros integraram a seleção da temporada. O goleiro Alisson e o lateral esquerdo Marcelo foram os escolhidos para o selecionado mundial. Assim, o time foi escalado com Alisson (Brasil); De Ligt (Holanda), Sergio Ramos (Espanha), Van Dijk (Holanda) e Marcelo (Brasil); Modric (Croácia), De Jong (Holanda) e Hazard (Bélgica); Mbappé (França), Messi (Argentina) e Cristiano Ronaldo (Portugal).

O goleiro do Liverpool e da Seleção Brasileira, aliás, foi eleito o melhor goleiro do mundo. Ele foi anunciado por outra brasileira, a atacante Marta, que venceu o prêmio da FIFA seis vezes. Em sua fala, disse que o prêmio "representa tudo" pelo que trabalhou na vida.

Goleiro Alisson recebeu prêmio da atacante Marta, eleita seis vezes a melhor do mundo

Goleiro Alisson recebeu prêmio da atacante Marta, eleita seis vezes a melhor do mundo. Foto: Marco Bertorello / AFP

O Liverpool esteve bem representado na competição. Além dos jogadores na Seleção, também viu seu treinador ser eleito o melhor da temporada. Jurgen Klopp foi o escolhido após levar os ingleses ao sexto título na história da Liga dos Campeões.

Outro momento emocionante da premiação ficou por conta de uma brasileira. A torcedora palmeirense Silvia Grecco, que ficou conhecida por narrar os detalhes dos jogos do Palmeiras no Allianz Parque para o filho Nikollas, que é cego, recebeu menção no prêmio FIFA Fan Awards. "O futebol pode mudar a vida das pessoas", disse ela, bastante emocionada.

Já o prêmio Puskas de gol mais bonito da temporada ficou com um jovem de 18 anos. O húngaro Dániel Szóri, do Debreceni, venceu com um golaço de bicicleta marcado em seu primeiro jogo como profissional.

Correio do Povo