Hospital de Taquari deverá ficar com apenas uma especialidade

Referência em Otorrinolaringologia, Cirurgia Vascular e Traumato-Ortopedia será levada para Arroio do Meio.

Por Clic Paverama
Em Saúde e Bem-estar

O hospital de Taquari reduzirá de cinco para uma o número de especialidades médicas atendidas no local. A casa de saúde administrada pelo Instituto de Saúde e Educação Vida (Isev) perderá a referência em Otorrinolaringologia, Cirurgia Vascular e Traumato-Ortopedia para o Hospital São José, de Arroio do Meio. O ambulatório de Oftalmologia passa por análise e também pode ser remanejado para outro local.

As mudanças foram definidas em reunião na semana passada entre a Comissão Intergestores Regional (CIR), a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (16ª CRS). Conforme o coordenador da 16ª CRS Ramon Tiago Zuchetti, as alterações foram necessárias tendo em vista as reclamações dos municípios quanto ao não cumprimento do número mínimo de consultas exigidas.

“Esse assunto de Taquari já vem andando há mais de um ano. A principal situação que levou a mudança foi que tivemos muitos relatos dos municípios, que fazem parte da nossa regional, de cancelamento de agendas”, explica.

O titular ressalta que a decisão de mudança foi exclusivamente técnica. "É importante frisar bem que não houve nenhuma interferência política. Foram dados técnicos que os municípios nos passaram e outras situações que chegaram a nós", comenta.

A Cirurgia Geral deverá ser a única especialidade que ficará no hospital de Taquari. Conforme Zuchetti, o Isev demonstrou interesse na permanência deste ambulatório no município. “Vai continuar lá, mas para isso terá que ser cumprido o que diz a portaria de 240 consultas mensais e 30 cirurgias ao mês. Independente disso, os municípios na CIR nos solicitaram que mantivéssemos contato com outros hospitais que se dispusessem a oferecer esse atendimento de Cirurgia Geral", relata.

Em Arroio do Meio serão 120 consultas ao mês em Otorrinolaringologia. Os custos serão absorvidos pela própria casa de saúde. Já nas especialidades de Traumato-Ortopedia e Cirurgia Vascular serão 240 consultas e R$ 48 mil reais de repasses estaduais ao mês para cada uma.

O Hospital São José começará com o atendimento em Traumato-Ortopedia a partir da segunda quinzena de abril. Já para Cirurgia Vascular e Otorrinolaringologia, a estimativa é que os atendimentos iniciem até o fim de maio. 

Independente