GRENAL VETADO: Prefeito de Porto Alegre veta realização do Gre-Nal na capital

Nelson Marchezzan confirmou veto à partida que aconteceria na próxima quarta-feira (22) devido ao aumento da demanda por UTI's na capital Gaúcha.

17/07/2020

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Esportes

A Prefeitura Municipal de Porto Alegre confirmou veto da volta do futebol na capital. O comunicado foi emitido pelo prefeito Nelson Marchezzan no final da manhã desta sexta-feira, dia 17.

Segundo a Prefeitura, o veto ocorre devido ao aumento constante na demanda por Unidades de Terapia Intensiva (UTI) na cidade. Com isso, o Gre-Nal da volta do Gauchão não deve ser realizado no Beira-Rio, como previsto.

 — Em respeito às equipes de saúde que têm se dedicado exaustivamente, inclusive com adoecimento e sobrecarga de trabalhos, aos hospitais que têm feito um grande trabalho, aos empreendedores que já têm toda a dificuldade de empreender em um país como o Brasil e agravada pela situação da pandemia. Às pessoas que têm se sacrificado com seus empregos, que têm ficado em casa, longe de familiares, evitado atividades de trabalho e lazer. Em respeito à esta situação que está posta na cidade, o Comitê definiu que, neste momento, Porto Alegre não tem condições de sediar partidas de futebol — declarou o secretário municipal de saúde, Pablo Stürmer

O presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, disse que Caxias do Sul e Bento Gonçalves são as prováveis sedes do clássico marcado para próxima quarta-feira (22).

— Estamos trabalhando com as cidades de Caxias do Sul e Bento Gonçalves. Teremos ainda de fazer alguns contatos para a montagem da tabela. Hoje à tarde teremos essa definição – afirmou Hocsman em entrevista. 

A Federação Gaúcha de Futebol confirmou a antecipação do Gre-Nal para quarta-feira, dia 22 de julho. A partida acontecerá às 21h30 e terá transmissão para todo o estado do Rio Grande do Sul pela RBSTV.

Nota da Prefeitura de Porto Alegre:

"Diante do quadro de aumento da taxa de ocupação de leitos de UTI da Capital, a Prefeitura de Porto Alegre, anunciou nesta sexta-feira, 17, que a realização de jogos de futebol segue restrita temporariamente. A medida leva em conta o aumento da taxa de contaminação por Coronavirus e seguirá tendo acompanhamento das equipes técnicas da Secretaria de Saúde. Apesar do acompanhamento técnico e de protocolos criados pela Federação Gaúcha de Futebol, o momento da pandemia na cidade não permite a realização de eventos desse porte.

A Prefeitura informa que seguirá avaliando a situação e manterá contato direto com a Federação Gaúcha de Futebol e os clubes com sede na capital para que todas as medidas a serem adotas sejam pensadas com base na segurança de toda a população de Porto Alegre."

A partida:

As maiores mudanças se darão talvez no time do Grêmio, com um meio-campo com Matheus, Maicon e Jean Pyerre, tendo Alisson, Diego Souza e Éverton no ataque. Essa formação é bastante técnica e pouco intensa. Com exceção de Matheus, esses jogadores são bons no toque de bola e nem tanto na contenção do adversário.

Já o Inter deve ter Moisés na lateral-esquerda, e esse tem tudo para ser o nome de destaque do clássico. Moisés, forte, veloz, cheio de iniciativa, enfrentará um lateral, Victor Ferraz, que é como a maioria do time do Grêmio: tem boa técnica e não é muito afeito às tarefas duras de marcação. No outro lado, o Grêmio foi favorecido pela saída de Caio Henrique, jogador com prestígio de Seleção Olímpica, mas que também não é marcador. A volta de Cortez, portanto, dá mais consistência ao setor. Mas o lado direito continua frágil e, sem um Lucas Silva para auxiliar na cobertura, as investidas de Moisés ficam facilitadas.