Governador detalha atividades regradas pelo novo decreto de fechamento do comércio

Durante transmissão ao vivo, Eduardo Leite explicou novas restrições ao comércio, que terá apenas serviços essenciais funcionando; entenda

01/04/2020

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Política

Na manhã desta quarta-feira, dia 1º, o governador do Estado, Eduardo Leite, se pronunicou novamente para trazer informações sobre os serviços que poderão ou não funcionar durante o vigor do novo decreto, que estabelece o fechamento do comércio no Estado. 

O decreto foi notificado durante a noite desta terça-feira, dia 31, quando o governador realizou uma transmissão ao vivo extraordinária pela página do Governo do Estado no Facebook. Fora os serviços vitais, os demais estabelecimentos deverão permanecer fechados até o dia 15 de abril. O decreto, que ainda está sendo elaborado pela Procuradoria do Governo, será publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (1º) e tem como exceções principais as farmácias e supermercados. 

Durante a transmissão, o governador destacou todos os tipos de comércio que poderão funcionar, com regramentos, durante o decreto. O procurador Eduardo Cunha da Costa, também participou da transmissão e trouxe informações sobre os estabelecimentos localizados junto às rodovias do Estado. Estes também são considerados vitais neste decreto, já que são de extrema importância para os caminhoneiros e, consequentemente, para todo o transporte no Estado.

Assista:

Serviços essenciais, que garantem alimentação, telecomunicações, saneamento básico e cuidados médicos, além da atuação de outros profissionais que são considerados imprescindíveis, estão mantidos, conforme já estabelecido nos decretos já publicados nas últimas semanas. "Nós chegamos a uma etapa em que entendemos, pelos dados, pelas evidências, que se torna importante uma uniformidade de procedimento no Estado do Rio Grande do Sul", justificou o governador. 

"É justamente agora que devemos ser mais rigorosos e não afrouxar restrições. Concluímos, com base em dados da evolução do vírus e estudos técnicos, que esta é a hora de estabelecermos a uniformidade nas restrições ao contato no Rio Grande do Sul. Estamos vendo mais pessoas e mais municípios nos quais o contágio se confirma e precisamos manter esses cuidados para termos mais tempo para fortalecer a nossa rede de atenção hospitalar", explicou Leite.

O governador voltou a explicar que, nas próximas semanas, o Estado deve receber kits de testagem, testes rápidos, respiradores para UTI e outros equipamentos que auxiliarão no tratamento das pessoas que tenham a Covid-19.

"Neste momento em que estamos observando a evolução dos dados, adquirindo equipamentos, melhorando a gestão dos dados sobre as internações, é fundamental que a população siga reduzindo o contato e a circulação ao mínimo possível", demandou Leite.

Assista a transmissão completa:

Aumento de casos:

Durante a transmissão, o governador afirmou que 51 municípios do Estado já possuem casos confirmados de Covid-19 e, com o aumento no número de casos, o Governo optou pelo fechamento do comércio em todo o território do Rio Grande do Sul. Na transmissão, Leite demostrou preocupação com os últimos número registrados pela Secretaria Estadual da Saúde e afirmou que todas as medidas são baseadas nos dados e evidências científicas.

Rede estadual de ensino:

Mais cedo, o governador já havia anunciado a suspensão das aulas da rede estadual até o dia 30 de abril.  prazo foi estendido para auxiliar no combate à expansão do coronavírus no estado. "Jovens e crianças, embora não sejam os que se verifica maior letalidade, são agentes transmissores. Ao longo do mês de abril, mesmo que possamos estudar novas medidas lá adiante, não podemos regredir nas medidas de restrição de contato", disse Leite.

A suspensão também é válida para rede pública municipal e para a rede privada de ensino.