Golpes de Dia das Crianças afetam milhares de brasileiros pelo WhatsApp

Bandidos usam falsas promoções da Turma da Mônica e da RiHappy para enganar usuários.

13/10/2019

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Polícia e Trânsito

O Dia das Crianças, comemorado neste sábado, dia 12, no Brasil, foi utilizado por bandidos como forma de tentar aplicar golpes através das redes sociais. A empresa de segurança Kaspersky identificou duas campanhas maliciosas circulando no WhatsApp usando a data como isca para roubar dados dos usuários. As falsas promoções usam o nome e imagens da Turma da Mônica e da loja de brinquedos RiHappy para enganar as vítimas. Em menos de 24 horas, mais de 85 mil pessoas acessaram os links criminosos.

De acordo com a Kaspersky, os golpes são diferentes. Em um deles, uma imagem promete presentear o usuário com um "Combo de cinco historinhas" da Turma da Mônica. A arte criada pelos criminosos é estampada pelos famosos personagens dos quadrinhos de Maurício de Sousa. Para supostamente receber o prêmio — que é falso —, o usuário deve informar seu e-mail, número de telefone e nome completo — esses dados pessoais coletados pelos bandidos podem ser vendidos para campanhas de spam.

Golpe no WhatsApp usa marca da Turma da Mônica para tentar roubar dados dos usuários — Foto: Reprodução/Kaspersky

Golpe no WhatsApp usa marca da Turma da Mônica para tentar roubar dados dos usuários — Foto: Reprodução/Kaspersky

Essa é a segunda vez neste mês que a Turma da Mônica é usada por criminosos para roubar dados dos usuários. No início de outubro, uma campanha similar tentava roubar dados de cartão de crédito das vítimas usando a mesma artimanha. Nesta quinta-feira (10), o perfil oficial da marca no Twitter emitiu um comunicado alertando sobre a falsa promoção.

O outro golpe utiliza a marca da RiHappy, informando que a loja teria reservado 100 mil brinquedos para distribuir como brinde aos usuários que acessarem o link malicioso no mês das crianças. Caso a vítima clique na URL, terá que preencher um formulário com três perguntas e será incentivada a compartilhar a mensagem com dez contatos ou cinco grupos. O objetivo é levar as pessoas a acessarem sites com propagandas que garantirão renda para os criminosos.

Golpe usa falsa promoção de Dia das Crianças da RiHappy para enganar vítimas — Foto: Reprodução/Kaspersky

Golpe usa falsa promoção de Dia das Crianças da RiHappy para enganar vítimas — Foto: Reprodução/Kaspersky

Como se proteger:

Para se proteger dos golpes, vale checar os meios de comunicação oficiais das empresas, como sites, canais telefônicos e redes sociais com conta verificada, para conferir a veracidade das promoções antes de clicar em links recebidos no WhatsApp. Também é recomendado desconfiar de ofertas muito vantajosas e fora da realidade.

Além disso, recomenda-se usar programas de segurança e antivírus nos smartphones, especialmente se os aparelhos forem utilizados por crianças.

deixe seu comentário

TechTudo