Novembro Laranja: fique alerta ao zumbido nos ouvidos

Segundo dados da OMS, em 2050, número de pessoas com esse problema deve dobrar no mundo.

27/11/2023

Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Saúde e Bem-estar

Comemorado ao longo deste mês, o Novembro Laranja faz parte da Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido. O objetivo é informar as pessoas sobre os problemas auditivos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 28 milhões de brasileiros estão nessa condição.

O zumbido acontece quando o ouvido passa a trabalhar sem que haja um gerador de ruído no ambiente, resultando assim em um barulho incômodo ao portador.

Rastrear a origem deste quadro não é fácil, pois o problema não se trata propriamente de uma doença, e sim, de um sintoma.

Algumas das principais causas são complicações no sistema auditivo, doenças neurológicas, problemas odontológicos e até mesmo desvios na coluna.

O grau de intensidade do zumbido é leve, quando não causa grandes transtornos para a vida do paciente, intenso, com uma sensação incômoda que afeta a rotina e a realização de atividades habituais, ou o mais severo, em que a condição se torna intolerável ao portador.

Como as causas são variadas, o tratamento pode se basear em acompanhamentos multidisciplinares, como ortodontia, psicologia, fisioterapia e fonoaudiologia.

Por isso é imprescindível investigar corretamente a origem de cada caso.

O dia nacional de conscientização do zumbido foi no dia 11 de novembro.  

Para lembrar essa data, foi criada uma campanha para alertar esse sintoma.
Durante todo o mês de novembro são realizadas ações de divulgação pelos profissionais que trabalham nessa área.

Em Paverama a fonoaudióloga Gisele Rezende, que atua na área além de ser gestora da Clínica Synapser.

A saúde auditiva é tão importante quanto o resto do corpo. E o que não se sabe é que a deficiência auditiva não tratada pode acarretar uma série de doenças, inclusive mentais, como a demência, por exemplo.

A Clínica Multiprofissional Synapser completa em 2023 uma década de atuação, oferecendo aos seus pacientes e clientes diversos serviços e profissionais.

Sob coordenação da fonoaudióloga Gisele Schaurich Rezende, sócia proprietária, a clínica de profissionais em diversos segmentos. Agende agora mesmo a sua consulta para avaliar sua saúde auditiva. Ligue para (51) 99977-3190.