Exportação de frango recua 15% no RS

Indústria avícola gaúcha lidera a retração nos embarques brasileiros de janeiro, que reduziram 3,8% em comparação ao mesmo período de 2023.

16/02/2024

Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Agricultura e Meio Ambiente

As exportações de carne de frango do Rio Grande do Sul fecharam o primeiro mês de 2024 com uma queda de 15,3% na comparação com o mesmo período de 2023.

Segundo balanço da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), 54,3 mil toneladas de carne de frango e derivados foram embarcadas do Estado em janeiro no período.

O movimento de retração também foi verificado em outros estados exportadores, como Santa Catarina, com 90,7 mil toneladas (-4,8%), São Paulo, com 23,5 mil toneladas (-3,1%) e Goiás, com 19,3 mil toneladas (-2,9%).

Apesar de o resultado ter sido positivo aos embarques paranaenses, que comercializaram 165,9 mil toneladas (+3,8%), o saldo total das vendas ao exterior foi 3,8% menor que as 420,9 mil toneladas registradas no primeiro mês do ano anterior. Com 404,9 mil toneladas comercializadas, a receita foi de 683,6 milhões de dólares, saldo 20,2% menor que o registrado no mesmo intervalo de 2022.

“O fluxo mensal de exportações segue acima das 400 mil toneladas, dentro do esperado para o primeiro mês do ano. Apesar do quadro complexo em torno do Mar Vermelho, as nações do Oriente Médio seguem em destaque, com altas significativas nas importações”, diz o diretor de Mercados da ABPA, Luís Rua.

No entanto, de acordo com o Presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos, tanto a guerra no Leste Europeu e como os conflitos no Oriente Médio afetaram os negócios gaúchos em janeiro. O executivo cita também o excesso de chuva verificado em grandes regiões produtoras de aves no último trimestre de 2023.

“Nós tivemos um agravante a mais do que os outros estados: esse entrave, no meses de setembro e outubro, trouxe adversidades ao Vale Taquari. Muitas indústrias da região seguraram ou redirecionaram suas exportações para outras filiais. Então isso é realmente o que pesa”, justifica Santos.

De acordo com a ABPA, a redução nas compras dos produtos avícolas brasileiros foi liderada pela China, com 38,4 mil toneladas (-36,2%). Em contrapartida, outros países encerraram o período em alta. Dentre eles, está o Japão, com 40,1 mil toneladas importadas em janeiro (+6,4% em relação a janeiro de 2023), os Emirados Árabes Unidos, com 38,7 mil toneladas (+7,5%), a Arábia Saudita, com 34,9 mil toneladas (+7,9%) e a África do Sul, com 31,9 mil toneladas (+8%).

Santos lembra ainda que a redução nos embarques é comum no início do ano, quando os importadores ainda trabalham com os estoques. E adianta que a China deve habilitar mais frigoríficos gaúchos para exportação. “Algumas plantas já estão na fila dessa habilitação”, diz.


Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp. ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC!