Estado quita dívidas com Hospital Ouro Branco de Teutônia

Casas de saúde irão resgatar verba por empréstimo bancário.

Por Clic Paverama
Em Saúde e Bem-estar

Os valores devidos aos hospitais pelo governo do Rio Grande do Sul serão pagos através de empréstimo bancário. A medida foi publicada na edição de sexta-feira (3) do Diário Oficial do Estado, e aponta o Hospital Estrela e Ouro Branco de Teutônia como beneficiados.

A garantia foi estabelecida através da 9ª edição do Fundo de Apoio Financeiro e de Recuperação dos Hospitais Privados, sem fins lucrativos e Hospitais Públicos (FUNAFIR). Medida semelhante foi aplicada em agosto de 2015, também com o objetivo de quitar os atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O diretor executivo do Hospital Ouro Branco, André Lagemann, que também é presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul, existem diversos programas que subsidiam os Hospitais Filantrópicos e Santas Casas. Segundo ele são 17. As dívidas do Estado com as casas de saúde são referentes a estes programas. “O Governo do Estado chama estes programas de incentivos, mas para nós, incentivo era apenas o Ihosp, que deixou de ser pago há dois anos. São R$ 18 milhões que os hospitais da região já deixaram de receber, somente do Ihosp”, explica.

Independente