Em busca dos sonhos...

Hoje com 24 anos, o Paveramanese Juliano Kommer já tem no currículo diversos títulos, tantos que a sala onde guarda as medalhas e troféus já parece pequena. Desde 2011 morando em Santa Cruz, Kommer, está no sexto semestre da faculdade educação física, bolsa que conquistou através do esporte.

Por Clic Paverama
Em Esportes

Em busca dos sonhos...

Ser atleta já requer muita tenacidade, coragem, desprendimento e compromisso. Muitos dos nossos atletas vêm de famílias pobres, passam por dificuldades e etc... Com o Paveramense Juliano Kommer a história não foi diferente.

Hoje com 24 anos, o jovem já tem no currículo diversos títulos, tantos que a sala onde guarda as medalhas e troféus já parece pequena. Desde 2011 morando em Santa Cruz, Kommer, está no sexto semestre da faculdade educação física, bolsa que conquistou através do esporte.

O jovem conta com cinco patrocinadores, são eles; UNISC, Miller Supermercados, Flex nutrition Santa Cruz do Sul, Academia College Gym, Fenabb - Ouro Vida - Aabb Santa Cruz do Sul.

Infância:

Filho de família humilde, Juliano Kommer, viveu seus primeiros anos de vida na localidade de Cachimbos, interior de Paverama. Ao lado dos pais Terezinha e Pedro Paulo Kommer, e de seus quatro irmãos, o garotinho dividia sua rotina entre a creche e a roça, de onde vinha o sustento da família.

Devido à dificuldade financeira, a perspectiva de proporcionar uma vida melhor para os filhos era algo distante da realidade da família. Mas para o pequeno Juliano, a chances de construir uma história diferente morava ao lado.

 O casal Ari de Souza e Niria Bilhar era vizinho da família Kommer e prestava assistência a ela quando necessário, principalmente com as crianças. Juliano era o mais chegado e passou a retribuir o cuidado com afeto e carinho inocente de uma criança. Com a doença de seu Ari batendo à porta, o garoto passou a morar com a nova família para auxiliá-la e esteve presente quando o momento difícil chegou.

Em 2006, Niria decidiu deixar o município de Paverama, mas não abandonou o filho que o coração escolheu.

O início da carreira:

O ano de 2006 foi marcado por muitas mudanças positivas na vida do menino Juliano. O primeiro contato com o atletismo aconteceu durante a participação numa competição escolar no colégio municipal Alfredo Schneider, de Teutônia. Foi quando conheceu o professor de Educação Física Jones Sacks, que passou a treiná-lo.

Já no Ensino Médio, na escola Gomes Freire, o treinamento ganhou o reforço do professor Marcelo Bittencourt. A partir de então, acreditando no em seu potencial, as competições ganharam as ruas. Juliano segurou a oportunidade com as duas mãos e correu pelos seus objetivos. Foi preciso preparo físico e psicológico, somado a uma árdua e regrada rotina que incluíram subidas e descidas diárias pelo cenário paradisíaco da Lagoa da Harmonia, onde reside sua família adotiva.

Quando a decisão de seguir a carreira de atleta foi tomada, muitas coisas mudaram na vida de Juliano. Foi preciso renunciar a momentos, ao tempo do lado de pessoas que ama para se dedicar ao esporte. Mas a busca pelo sonho estava apenas nos primeiros passos. As vitórias alcançadas nas rústicas lhe garantiram uma bolsa de estudos na Universidade de Santa Cruz do Sul e a oportunidade de ter seu treino conduzido por Jorge Peçanha, um dos melhores treinadores do Brasil na modalidade.

Com o desenvolver do tempo foi adquirindo experiência, e hoje colhe os louros do seu esforço, é treinado por Fabiano Peçanha – Filho do antigo treinador Jorge Peçanha – ex - atleta olímpico, faz parte da Seleção Gaúcha de Atletismo, e já disputou competições em todo o Brasil.

Confira a entrevista que nossa reportagem fez com Julino Kommer:

Há quantos anos você pratica o atletismo?

Desde de 2006 quando comecei a participar dos jogos escolares.

Desde quando reside em Santa Cruz?

Desde de 20 de janeiro de 2011.

Quais as maiores experiências que já teve devido ao atletismo?

De viajar para outras cidades fora do estado, como São Paulo e Rio de Janeiro, e, estar nas competições com os melhores atletas do Brasil, como o brasileiro de Cross Country no interior de São Paulo, Rio Claro. Troféu Brasil no Ibirapuera, e camping de treinamento na altitude na Colômbia em 2014 e na argentina em 2015. O vice título do GP internacional do Uruguai nos 3 mil metros com obstáculo em 2013. Em 2016 a convocação para Seleção Gaúcha para representar a Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC e o Rio Grande do Sul nos Jogos Brasileiro Universitário – JUBS em Cuiabá, capital do Mato Grosso.

Qual a modalidade de esporte que você pratica?

Atletismo, corrida de média e longa distância de 3km, e a meia maratona que são 21km.

Tem ideia de quantas competições já disputou e quantos títulos tem?

Não faço a mínima ideia de quantas provas foram ao longo desses 10 anos de atletismo, mas são muitas histórias, superação, dedicação, lesões e voltas por cima. E vem muita coisa boa pela frente, ainda seguimos na luta sempre com muita fé.

Quais são seus objetivos no esporte?

Se manter entre os principais corredores de rua de estado, obter o índice do troféu brasil de atletismo 2017 que é a maior competição brasileira da modalidade onde reúne todos os clubes do brasil com todas as provas do atletismo, e participar do GP internacional do Uruguai em março, tentando o índice para o Troféu Brasil na prova dos 3 mil metros com obstáculos.

 

 

Clic Paverama