Dia do Enfermeiro: 12 de maio ressalta a importância dos profissionais

Pandemia de Covid-19 evidenciou que os profissionais da enfermagem desempenham muitas tarefas e estão preparados para atender todos os tipos de situação.

12/05/2021

Por Clic Paverama | Contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Saúde e Bem-estar

Nesta quarta-feira, dia 12 de maio, é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem. Este ano, a data é comemorada com ainda mais importância, uma vez que esses profissionais têm atuado na linha de frente de enfrentamento ao Covid, muitas vezes com jornadas de trabalho extensas e cansativas. 

Os enfermeiros são profissionais que às vezes não são reconhecidos e passam despercebidos. Durante essa pandemia, alguns movimentos promoveram panelaços em reconhecimento aos profissionais da enfermagem.

O Dia da Enfermagem é celebrado no dia 12 de maio, devido à Florence Nightingale (1820-1910), que recebeu grande destaque durante a Guerra da Crimeia (1853-1856), na Europa. Ela ensinou suas técnicas para algumas pessoas e conseguiu reduzir a mortalidade entre os soldados. Florence é tão importante, que os graduandos em enfermagem citam seu juramento na hora da colação de grau.  

Os enfermeiros são os únicos que acompanham os pacientes desde o momento de sua chegada até o momento da saída do hospital. Esses profissionais também exercem o papel de intermediários entre os pacientes e médicos. 

No Sistema Único de Saúde (SUS), a equipe de enfermagem é responsável por cerca de 60% a 80% das ações básicas. Em linhas gerais eles acompanham mais de 90% de todos os procedimentos de saúde, segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). 

Mesmo atuando de forma grandiosa, principalmente durante a pandemia, a categoria é pouco valorizada e hoje muitos profissionais usam suas redes para buscar melhorias. Um exemplo disso, é a aprovação da Lei 2564/2020, que visa instituir o piso salarial da categoria.