DAER anuncia alteração para lotação de passageiros em ônibus do RS

Veículos do transporte intermunicipal possuem lotação definida por modelos de distanciamento; confira.

31/03/2021

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Notícias Gerais

As linhas regulares e de fretamento e turismo do transporte intermunicipal do Rio Grande do Sul estão operando com ajustes no limite de passageiros. A capacidade varia conforme o risco de contágio por coronavírus de cada região de embarque ou destino.

O número de ocupantes dos ônibus ou micro-ônibus é definido pela cor da bandeira que identifica os protocolos de distanciamento controlado de cada região, de acordo com o Decreto Estadual nº 55.240 e suas alterações. Assim, a lotação máxima pode chegar a 100 por cento do total de assentos em veículos que saem ou chegam a locais de bandeira amarela e laranja.

"As regras para o sistema regular e especial podem coincidir ou não. Por essa razão, continuaremos investindo em ações de fiscalização nas estradas e estações rodoviárias, agindo conforme estabelece a metodologia das bandeiras e o percentual de cada uma delas”, destaca o diretor de Transportes Rodoviários do Daer, Lauro Hagemann.

Segundo o dirigente, além do controle no número de passageiros, também é averiguado se usuários e tripulantes estão com máscara de proteção. “Ainda, observamos se as medidas de higiene, que já configuravam nos decretos anteriores, estão sendo adotadas”, finaliza Hagemann.

Confira as medidas aplicadas a cada bandeira, conforme Decreto nº 55.799/21 do Governo do Estado:

Bandeira

Sistema Regular:

Modalidades Comum, Semidireto, Direto e Executivo

Sistema Especial

Vermelha

50% dos assentos (janela)

50% (janela)

Preta

50% dos assentos (janela) 50% (janela)

Quando as atividades de transporte de passageiros tiverem partida, trânsito ou chegada em diferentes regiões, será aplicado o protocolo correspondente à região cuja Bandeira seja mais restritiva.

Saiba os protocolos adotados na semana em cada região em www.distanciamentocontrolado.rs.gov.br .

 

DAER