De Olho nas Eleições 2024: Confira os deputados estaduais que podem buscar prefeituras

Pelo menos dez parlamentares da Assembleia Legislativa anunciaram pré-candidaturas ou são cotados a disputar a eleição de outubro.

15/04/2024

Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Política

Menos de 20% dos deputados estaduais do RS, eleitos em outubro de 2022, devem figurar nas urnas na disputa para as prefeituras em outubro. Do total de 55 parlamentares que compõem a legislatura, dez estão entre aqueles que ou já se lançaram pré-candidatos, ou têm possibilidade de buscar eleição em executivos municipais gaúchos.

Dos deputados que devem estar nas urnas, dois são pré-candidatos em Porto Alegre. O Dr. Thiago Duarte (União Brasil), ainda em junho do ano passado, foi lançado pelo partido. No mês passado, o partido confirmou aliança com o PDT, que tem como pré-candidata a ex-deputada Juliana Brizola, o PSB e o Avante. Também em março deste ano, Felipe Camozzato (Novo) confirmou sua pré-candidatura ao Paço Municipal.

Outros três parlamentares em atividade são pré-candidatos em municípios da região Metropolitana ou do interior do Estado: Stela Farias (PT), em Alvorada, Delegado Zucco (Republicanos), em Novo Hamburgo, e de Valdeci Oliveira (PT), em Santa Maria.

Stela e Valdeci já ocuparam o posto de prefeito e tentarão voltar para a cadeira em suas respectivas cidades, enquanto Zucco foi o segundo colocado em 2020.

No caso de Valdeci, ele terá como adversário nas urnas outro deputado estadual eleito em 2022. Beto Fantinel (MDB), licenciado, pois ocupa o cargo de secretário estadual de Desenvolvimento Social, teve o nome confirmado na disputa pelo seu partido no final do último mês.

Indefinições:

Assim como o Delegado Zucco, o Gaúcho da Geral (PSD) pode aparecer na disputa em Novo Hamburgo, onde um terceiro nome poderia ampliar o número de possíveis pré-candidatos. Issur Koch (PP), no entanto, apresentou ainda no ano passado um dos vereadores da bancada progressista no município como pré-candidato, ato chancelado pela executiva estadual.

Outros três deputados têm os nomes entre aqueles ventilados por seus partidos para concorrer em outubro, embora também ainda não haja a oficialização: Capitão Martim (Republicanos), em Viamão; Luiz Fernando Mainardi (PT), em Bagé; e Paparico Bacchi (PL), em Erechim.

Datas e descompatibilização

Pela legislação eleitoral, os candidatos são definidos em convenções partidárias, que ocorrem entre 20 de julho e 5 de agosto.

Os deputados estaduais não precisam deixar o cargo atual para disputar prefeituras, conforme a legislação eleitoral. Na prática, necessitam renunciar somente em caso de sucesso nas urnas, com os suplentes assumindo as vagas.

No caso de Beto Fantinel, ele deve se descompatibilizar do cargo de secretário estadual até quatro meses antes das eleições de outubro, podendo retornar a sua cadeira na Assembleia.

Última eleição

Em 2020, sete ocupantes de cadeiras na Assembleia disputaram as eleições municipais. Os ex-deputados estaduais Sebastião Melo (MDB) e Fábio Branco (MDB) foram eleitos prefeitos em Porto Alegre e Rio Grande, respectivamente.

Além deles, Juliana Brizola (PDT) e Rodrigo Maroni (na época no PROS) disputaram a prefeitura da Capital, sem sucesso. Carlos Búrigo (MDB) e Pepe Vargas (PT) foram candidatos em Caxias do Sul e Luiz Fernando Mainardi (PT) em Bagé.

Nomes na disputa em 2024:

Porto Alegre:
Dr. Thiago Duarte (União)
Felipe Camozzato (Novo)

Santa Maria:
Beto Fantinel (MDB)*
Valdeci Oliveira (PT)

Novo Hamburgo:
Delegado Zucco (Republicanos)
Gaúcho da Geral (PSD)

Viamão:
Capitão Martim (Republicanos)

Alvorada:
Stela Farias (PT)

Bagé:
Luiz Fernando Mainardi (PT)

Erechim:
Paparico Bacchi (PL)

*licenciado para ocupar cargo no secretariado


Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!

Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC!

Correio do Povo