Confira cinco passos para organizar sua rotina de estudo para concursos

Organização e planejamento são fundamentais para conquistar a vaga em um certame.

24/10/2019

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Educação e Cultura

Milhares de vagas estão disponíveis em certames no estado (Concursos RS). Para aproveitar todas essas oportunidades, é necessário elaborar um bom planejamento de estudos, para ter mais chances de conseguir a aprovação.

A tarefa não é fácil, já que são muitos candidatos que querem trabalhar no serviço público. Abaixo, você confere cinco passos para organizar sua rotina.

1. Defina um cronograma:

Quanto tempo falta para a realização das provas? Saber essa informação é fundamental para poder planejar sua rotina diária de estudo para o concurso público. A partir desse dado, é possível estabelecer os temas a serem estudados, com base no edital disponibilizado pela banca organizadora. Lembre-se: quantidade não é qualidade. O cronograma deve ser elaborado levando-se em conta o tempo que você tem disponível. Avalie de forma realista e não elabore cronogramas que você não pode cumprir.

2. Encontre o melhor método:

Em livros ou até mesmo em sites especializados, o candidato encontra uma série de métodos eficazes para estudar para provas e vestibulares, como utilização de músicas, anotações e mapas mentais. Mas o melhor sistema é aquele que funciona para você. Investigue qual é o método que mais se adequa ao seu estilo e às suas necessidades. Nessa etapa, exercite o autoconhecimento -- ele é fundamental para se preparar.

3. Escolha os conteúdos a serem estudados:

Um passo importante para elaborar um cronograma de conteúdo é ler o edital, já que lá estão as informações das disciplinas exigidas. Caso ele ainda não tenha saído, realize questões anteriores daquela banca organizadora, especificamente desse concurso. Dessa forma, você poderá saber as disciplinas básicas cobradas normalmente em outros certames, como português e lógica.

4 . Organize-se:

Um ponto fundamental para quem precisa programar uma rotina de estudos é a organização. Sem ela, tudo pode sair dos eixos. Essa etapa compreende tanto materiais didáticos ou recursos pedagógicos, como apostilas digitais e videoaulas, como o espaço onde você pretende se preparar para as provas. O ambiente deve ser limpo, silencioso e com poucas distrações. Portanto, planeje e organize com cuidado o cronograma de estudos e o local para não ter imprevistos.

5. Relaxe:

O equilíbrio é importante para o preparo de um exame importante como vestibular ou concurso público. Portanto, encontre momentos de descanso e de lazer -- eles serão importantes para te dar mais clareza, além de não te deixar sobrecarregado com tanta informação. Virar a noite e consultar materiais na véspera do exame, por exemplo, nunca são boas ideias. A medida pode ter efeito reverso e deixar o candidato ainda mais tenso.

Fonte: Conversion