Como identificar o recenseador? O que o IBGE pergunta? Tire dúvidas

Em Paverama Fabio de Borba Pereira, Maiquel Schuler, Diego Pedroso dos Santos, Rogério dos Reis, Giani Araujo Farias, Ederson Luiz Kochem, Tamara Luise Schaurich Bilhar e Maria José Carvalho Rodrigues são os recenseadores que estarão visitando as residências.

03/08/2022

Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br
Em Notícias Gerais

Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deram início à coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022. Programado para acontecer em 2020, o Censo está sendo realizado com dois anos de atraso em razão da pandemia de covid e de cortes orçamentários.

Até o início de novembro, os recenseadores vão visitar cada um dos domicílios nos 5.570 municípios do País, incluindo aldeias indígenas e territórios quilombolas.

Os recenseadores do IBGE visitarão 89 milhões de endereços sendo 75 milhões de domicílios. Até o início de novembro, os recenseadores vão visitar cada um dos domicílios do país, incluindo aldeias indígenas. Além disso, pela primeira vez, os moradores de territórios quilombolas serão contabilizados.

Apenas uma pessoa do domicílio responderá por todos os residentes. Segundo o IBGE, qualquer morador, acima de 12 anos, capaz de fornecer as informações, pode responder ao recenseador por todos os demais moradores do domicílio.

Quem são os recenseadores que irão realizar o censo em Paverama?

Em Paverama Fabio de Borba Pereira, Maiquel Schuler, Diego Pedroso dos Santos, Rogério dos Reis, Giani Araujo Farias, Ederson Luiz Kochem, Tamara Luise Schaurich Bilhar e Maria José Carvalho Rodrigues são os recenseadores que estarão visitando as residências, para saber exatamente qual o tamanho da população, além de visar obter dados sobre as características dos moradores, como idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações. 

Quanto tempo dura a visita?

Serão aplicados dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos.

O questionário básico traz os seguintes blocos de perguntas: identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade.

Já o questionário da amostra, além dos blocos contidos no questionário básico, investiga também: trabalho, rendimento, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo.

A seleção da amostra que irá responder o questionário ampliado é aleatória e feita automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador.

Como identificar?

Segundo o IBGE, os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete de identificação, boné do Censo, crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). É possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br) ou pelo telefone 0800 721 8181.