Colheita do arroz é iniciada com grande expectativa no Rio Grande do Sul

A propriedade da família Bizarro iniciou os trabalhos na última segunda-feira, dia 27, na lavoura de 120 hectares localizada entre os municípios de Taquari e Triunfo.

31/01/2020

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Agricultura e Meio Ambiente

O Rio Grande do Sul já começa a colheita de arroz referente à safra 2019/2020. A propriedade da família Bizarro iniciou os trabalhos na última segunda-feira, dia 27, na lavoura de 120 hectares localizada entre os municípios de Taquari e Triunfo, que fica na localidade de Costa do Santa Cruz, região da Planície Costeira Interna. A propriedade é atendida pelo 28º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) do Instituto Rio Grandense do Arroz, de General Câmara.

O técnico orizícola do Irga Abílio Nogueira Dória, do 28º Nate, informa que a cultivar utilizada foi a Puitá Inta CL, semeada em 10 de setembro pelo sistema de cultivo pré-germinado. A semeadura é realizada cedo, em razão do aproveitamento das águas das chuvas. Assim, há mais eficiência no uso da água, irrigando até o final do ciclo da cultura. Por isso o uso de uma cultivar de ciclo precoce, pois semeaduras nesta época favorecem o controle de plantas daninhas - explica Dória.

Os produtores que já estão colhendo arroz no município são Irineu Martins Bizarro, Alex Sandro da Silva Bizarro, Cristiano da Silva Bizarro e André Bizarro. Além dos profissionais do Irga, a família Bizarro é acompanhada pelo engenheiro agrônomo Romeu Casanova, profissional parceiro do Instituto em Taquari.

Essa é a primeira lavoura da região do 28º Nate e uma das primeiras do Estado a começar a colher arroz na safra 2019/2020.

 

Divulgação/Irga