Cidades gaúchas registram forte chuva e granizo neste domingo

No Extremo Sul do Estado, uma cidade registrou 72 milímetros em menos de 24h. Na Serra Gaúcha, moradores compararam as pedras de granizo com ovos de galinha.

14/10/2019

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Notícias Gerais

Diversas cidades do Rio Grande do Sul tiveram registro de queda de granizo na tarde deste domingo, dia 13. Até o momento, entretanto, a Defesa Civil não registra danos causados pelas pedras de gelo. Em Paverama, a chuva chegou com vento moderado por volta das 19h30.

Os temporais, que ocorreram de maneira isolada, começaram por causa do calor e da umidade. Os relatos sobre o granizo começaram por volta das 14h. As tempestades, no entanto, duraram pouco tempo.

Em Caxias do Sul, na Serra, as pedras eram pequenas e acompanhadas de chuva forte. Moradores de diversos bairros usaram as redes sociais para alertar para a queda de granizo. Na cidade serrana, a tempestade ocorreu de maneira rápida. Não são reportados danos por causa do granizo, de acordo com a Prefeitura e Corpo de Bombeiros. Também há registro de granizo em Farroupilha e Garibaldi, também sem registro de danos.

Já em Candelária, no Vale do Rio Pardo, as pedras eram maiores. Também há registro de granizo em Novo Cabrais. No entanto, outras cidades da região, como Santa Cruz do Sul, tiveram apenas chuva.

Em Três Cachoeiras, o problema foi o vento. Ao menos parte da cidade está com o fornecimento interrompido após rajadas de vento causarem danos na rede de distribuição. O número de unidades consumidoras sem energia não foi informado.

 Morador do bairro Lorenzi, em Santa Maria, registrou queda de granizo no fim da tarde de domingo  — Foto: Reprodução

Morador do bairro Lorenzi, em Santa Maria, registrou queda de granizo no fim da tarde de domingo — Foto: Reprodução

Temperatura recorde para outubro:

O sábado, dia 12, foi uma amostra do verão em Porto Alegre, e a Capital teve máxima de 38,2ºC, o recorde já registrado para o mês, repetindo a temperatura medida no dia 14 de outubro de 1991.

Além disso, foi a máxima mais alta do ano, exceto dois dias de janeiro, no auge do verão: no dia 2, quando os termômetros marcaram 38,5ºC, e no dia 30, quando a temperatura chegou a 38,4ºC.

 Em Candelária, tamanho das pedras chegou a se aproximar do tamanho de ovos de galinhas — Foto: Divulgação/Defesa Civil de Candelária

Em Candelária, tamanho das pedras chegou a se aproximar do tamanho de ovos de galinhas — Foto: Divulgação/Defesa Civil de Candelária

Chuva intensa no Extremo Sul:

Enquanto que na metade Centro e Norte do Rio Grande do Sul, o calor induziu a formação de nuvens de chuva, no Sul é uma frente fria que atua. Em Santa Vitória do Palmar, choveu 72 milímetros ontem, dia 12. Hoje, foram mais 48,8 milímetros. O total, desde a tarde de sexta-feira, ultrapassa os 123 milímetros.

A chuva só chegou, por enquanto, na Fronteira com o Uruguai. Entre meia-noite e 14h, haviam sido registrados 43 milímetros de chuva em Jaguarão. Em Uruguaiana a precipitação foi baixa: 6,6 milímetros. E em Bagé, menor ainda: apenas 4,2 milímetros.

Portal Agora no RS