Chegada do verão exige cuidados redobrados com a pele

Saiba mais sobre a relação entre os riscos da exposição ao sol e o surgimento de câncer.

06/12/2017

Por Clic Paverama
Em Saúde e Bem-estar

Quem mora no Rio Grande do Sul precisa tomar bastante cuidado durante essa época do ano. Com a chegada do verão, a região costuma ser bastante afetada pelo aumento do índice ultravioleta durante o dia, principalmente entre 10h e 16h. Com a frequente exposição a esse tipo de radiação, as pessoas acabam sendo afetadas por queimaduras solares.

O médico dermatologista Renato Bakos explica que isso, em longo prazo, contribui bastante para o surgimento do famoso câncer de pele.

“Essas queimaduras repetidamente ao longo da vida é que tem uma relação direta com o desenvolvimento futuro de um potencial câncer de pele, aí está a relação direta com o sol. O calor está conectado, mas nunca podemos esquecer que as nuvens leves, brancas e levemente acinzentadas também passam os rios ultravioleta e tem que haver proteção”

Os protetores solares são bastante vendidos para quem quer aproveitar o verão, por exemplo, no litoral gaúcho. Mas será que essa preocupação deve existir apenas na praia? Em Porto Alegre e no restante do Rio Grande do Sul não? O integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia responde.

“Na realidade o sol é o mesmo e a intensidade é muito similar entre as regiões. Então a exposição prolongada que vai levar à uma queimadura, independente se for no litoral, na Capital ou em todo interior, ele vai ser igual. A maneira de se proteger é a mesma: sempre utilizar roupas adequadas, protetor solar e chapéu”. 

O especialista Renato Bacos também comenta sobre outra dúvida que acaba surgindo para aqueles que adoram pegar uma “corzinha” no verão: a radiação que resulta no bronzeado é a mesma que pode provocar câncer de pele?

“O sol que leva a pigmentação cutânea é mais a radiação violeta A, que é constante durante todo dia. A radiação violeta B é mais ligada ao câncer e se concentra, prioritariamente, das 10h às 16h. Aquelas pessoas que querem se bronzear e não correr risco devem respeitar esse horários, lembrando que a exposição deve ser feita lentamente. O grande erro é querer pegar cor muito rápido”.

Quem exagerou um pouco na exposição ao sol pode ser afetado por diferentes níveis de queimadura: desde a pele um pouco vermelha, ardida; passando pela formação de bolhas; e, em casos extremos, chegando à insolação. Esse último quadro mexe com todo o organismo, resultando em tonturas, desidratação etc.

Para saber como tratar esses efeitos indesejáveis, é sempre recomendável procurar um dermatologista. O ideal, mesmo, é não deixar chegar a esse ponto. Sempre usando protetor solar!

Band-RS